Lula rebate post de Trump sobre Bolsonaro: ‘não aceitamos interferência’
Nota divulgada pelo petista diz que a democracia no Brasil 'é um tema que compete aos brasileiros'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu no começo da tarde desta segunda-feira, 7, a publicação que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez em defesa de Jair Bolsonaro. O petista disse que a soberania é um “tema que compete aos brasileiros” e disse que o país “não aceita interferência”.
“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”, diz a nota.
O texto não menciona explicitamente nem Trump nem Bolsonaro, mas é uma clara referência ao post que o presidente republicano fez no Truth, a sua própria rede social, defendendo o ex-presidente brasileiro. Ele chamou o processo penal da tentativa de golpe de estado de “caça às bruxas” e pediu que as autoridades brasileiram “deixem Bolsonaro em paz”. Depois, o texto foi publicado no X (antigo Twitter).
Brazil is doing a terrible thing on their treatment of former President Jair Bolsonaro. I have watched, as has the World, as they have done nothing but come after him, day after day, night after night, month after month, year after year! He is not guilty of anything, except…
— Trump Truth Social Posts On X (@TrumpTruthOnX) July 7, 2025
“O Brasil está fazendo algo terrível com o tratamento concedido ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu tenho visto, assim como todo o mundo, que não foi feito nada além de persegui-lo, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, além de ter lutado pelas pessoas. Eu conheci Jair Bolsonaro e ele foi um líder forte, que realmente ama ao seu país — além de ser um ótimo negociador”, diz trecho da publicação.
Mais ao final do texto, o republicano escreveu: “O Grande Povo do Brasil não tolerará o que estão fazendo com seu ex-presidente. Estarei acompanhando de perto a caça às bruxas de Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores. O único Julgamento que deveria acontecer é um Julgamento pelos Eleitores do Brasil — chama-se Eleição. DEIXEM BOLSONARO EM PAZ!”.