Lula reage a tarifaço de Trump e promete medidas duras
Confira as principais notícias do dia no Giro VEJA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu uma reação dura do Brasil ao tarifaço de Donald Trump. Durante um evento em Brasília nesta quinta-feira, 3, o petista disse que o país defende o “multilateralismo e o livre comércio” e prometeu “não bater continência a nenhuma bandeira que não a brasileira”. Lula também criticou o protecionismo de Trump, afirmando que o modelo “não cabe mais no mundo de hoje”.
A Lei da Reciprocidade, aprovada quarta-feira, 2, no Congresso, vai permitir que o Brasil taxe os Estados Unidos de volta. Depois do anúncio de Trump, o dólar despencou para R$ 5,60 nesta manhã. A taxação do Brasil foi de 10%, uma das mais brandas do mundo.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta quinta que seu antecessor, Arthur Lira (PP-AL), será o relator do projeto de lei que isenta o imposto de renda de quem ganha até cinco mil reais. A proposta, apresentada pelo governo, já mobiliza a oposição. O senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP, promete apresentar uma alternativa ao texto do governo Lula.