PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Lula passa bem, não terá sequelas e fica no hospital até a próxima semana

Equipe médica falou sobre estado de saúde do presidente após hemorragia intracraniana

Por Victoria Bechara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 dez 2024, 14h36 - Publicado em 10 dez 2024, 09h30

Após passar por cirurgia nesta madrugada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está estável e deve ficar em observação por alguns dias no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo a equipe médica, ele não terá sequelas e as funções neurológicas foram preservadas. 

Em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 10, o médico Roberto Kalil afirmou que o petista saiu do procedimento cirúrgico “praticamente acordado”, foi extubado, está lúcido, conversando e se alimentando normalmente. Ele ficará em observação na UTI por mais 48 horas e só deve receber alta do hospital na próxima semana. “Tudo depende da evolução. A previsão é que o presidente esteja em Brasília na semana que vem”, informou Kalil. 

Lula foi ao hospital em Brasília na noite desta segunda-feira após sentir dores na cabeça. Os exames constataram hemorragia intracraniana, em decorrência do acidente doméstico sofrido em outubro. Ele foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês às pressas nesta madrugada, em São Paulo, onde passou por uma cirurgia para drenagem do hematoma. Segundo o boletim médico, o procedimento ocorreu sem intercorrências. Ele está acompanhado pela primeira-dama, Janja da Silva. 

“A gente fez esse procedimento para que o hematoma não comprima o cérebro. Então, ele fica sem sequelas. O cérebro está livre de qualquer compressão ou lesão. O hematoma foi drenado”, disse o neurologista Rogério Tuma. “O cérebro está descomprimido e com as funções neurológicas preservadas”, acrescentou o neurocirurgião Marcos Stavale. 

Em 19 de outubro, Lula caiu em um banheiro da residência oficial da Presidência e levou cinco pontos na região da nuca. Na ocasião, ele cancelou viagens internacionais e a participação em eventos de campanha das eleições municipais. Em uma ligação com o então candidato petista à prefeitura de Camaçari (BA), Luiz Caetano, Lula disse que o acidente “foi grave, mas não afetou nenhuma parte mais delicada”, acrescentando que precisaria aguardar até quatro dias para que os médicos soubessem “qual foi o estrago”. 

Continua após a publicidade

O vice-presidente Geraldo Alckmin deve assumir parte dos compromissos previstos na agenda de Lula, como o encontro com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico. A agenda desta terça-feira também inclui reuniões com os ministros Rui Costa (Casa Civil), Renan Filho (Transportes) e Nísia Trindade (Saúde).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.