Lula ou Bolsonaro: pesquisa mostra como o eleitor compara os dois governos
Levantamento foi feito pelo instituto Paraná Pesquisas
Quando tomou posse em janeiro deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que um de seus principais objetivos era unir o país dividido, depois de ter vencido Jair Bolsonaro com uma diferença de menos de dois pontos percentuais. Como mostra reportagem de VEJA na edição desta semana, no entanto, o petista ainda governa um país dividido.
Apesar disso, uma pequena maioria considera que Lula tem levado vantagem sobre Bolsonaro na condução do país. De acordo com a pesquisa, 46,8% dizem que ele está fazendo um trabalho melhor que o antecessor, enquanto 37,9% dizem que o seu desempenho é pior — 12,7% afirmam que eles são iguais. Outros 2,6% não souberam ou não quiseram opinar.
Quando questionados se a situação financeira sua e de sua família mudou com o novo governo, 30,5% disseram que melhorou, enquanto 27,0% afirmaram que piorou – 41,0% responderam que a situação ficou como estava. Entre os entrevistados, 1,4% não souberam ou não quiseram opinar.
A pesquisa foi feita por meio de 2.020 entrevistas em 162 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Eleição 2026
O levantamento também mostra que Lula lidera com folga quatro cenários para a sucessão presidencial em 2026 – leia a reportagem completa na edição de VEJA desta semana.