Lula mantém vantagem de doze pontos sobre Bolsonaro, diz Ipec
Pesquisa sobre a sucessão presidencial foi divulgada pelo instituto nesta segunda-feira, 29
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem doze pontos de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 29, pelo Ipec, instituto criado por ex-executivos do Ibope.
De acordo com o levantamento, o petista tem 44% das intenções de voto contra 32% do presidente, exatamente os mesmos percentuais do levantamento divulgado no dia 16 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A seguir aparecem os candidatos Ciro Gomes (PDT), com 7% (tinha 6%); Simone Tebet (MDB), com 3% (tinha 2%), e Felipe D´Avila (Novo), com 1% (ele não pontuara na pesquisa anterior). Os demais candidatos foram citados, mas não atingiram um ponto percentual.
Entre os entrevistados, 7% disseram que irão votar em branco ou nulo, e 6% não souberam ou não responderam.
A pesquisa, feita entre os dias 26 e 28 de agosto, já abrange o início do horário eleitoral no rádio e na TV e as entrevistas dadas pelos principais candidatos (Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet) ao Jornal Nacional, mas não o primeiro debate presidencial realizado no domingo pela Band.
Rejeição
A rejeição aos dois principais candidatos também manteve-se estável: 36% dizem que não votariam em Lula de jeito nenhum (eram 33%) e 47% afirmam o mesmo em relação a Bolsonaro (eram 46%).
Segundo turno
Na simulação para o segundo turno, o cenário também é de estabilidade. Hoje, Lula venceria Bolsonaro por 50% a 37% — na pesquisa anterior, o placar era de 51% a 35%,
A pesquisa foi feita por meio de entrevistas presenciais com 2.000 entrevistados de todos os estados e do Distrito Federal entre os dias 23 e 29 de agosto e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-01979/2022.