Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lula cria assessoria extraordinária para a COP30 em Belém

Órgão estará vinculado ao Ministério do Meio Ambiente até o dia 31 de março de 2026

Por Victoria Bechara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 6 jun 2024, 12h27

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto para criação da assessoria extraordinária para a COP30, a conferência sobre mudanças climáticas da ONU, marcada para novembro de 2025 em Belém, no Pará. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 6. 

O órgão estará vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima até o dia 31 de março de 2026 e será responsável por presidir a comissão preparatória da pasta para o evento, além de representar a pasta nas reuniões preparatórias que antecedem a conferência. 

A assessoria também deve fazer a interlocução com representantes da sociedade civil, especialistas, estados e municípios, realizar ações de comunicação e divulgação sobre os temas da COP e coordenar a elaboração de estudos que subsidiem a participação brasileira nos principais temas do evento.

O governo remanejou, em caráter temporário, dois cargos comissionados executivos do Ministério da Gestão e Inovação para integrar a assessoria extraordinária. Os servidores terão salários de 14.849,50 e 11.306,90 reais. 

Continua após a publicidade

A COP30

Belém foi confirmada como sede da COP em dezembro de 2023. Depois de eleito, Lula sugeriu que a conferência fosse realizada na Amazônia pela primeira vez como forma de valorizar a floresta e discutir políticas sustentáveis para a região. 

A mais de um ano do evento, o governo federal, estadual e a prefeitura realizam obras de adaptação da capital paraense para receber pelo menos 50.000 pessoas — o cálculo é feito com base na conferência de Dubai, que recebeu 40.000 pessoas em 2023, no dia mais movimentado.

Um dos principais desafios é a falta de leitos de hospedagem. Dois imóveis públicos serão reformados para isso, incluindo um antigo prédio da Receita Federal, que foi alvo de um incêndio em 2012. O governo estadual também planeja usar hospedagens temporárias em navios e fechou acordos com a plataforma Airbnb para aumentar a oferta de imóveis.

Continua após a publicidade

Na tarde desta quarta-feira, 5, Lula anunciou a assinatura de um contrato de 18,5 milhões de reais para a construção de sistemas de saneamento no Complexo do Ver-o-Peso, um dos principais pontos turísticos de Belém. “A COP 30 vai deixar um legado histórico em Belém. E o Ver-o-Peso faz parte disso. Estamos preparando Belém para que as próximas gerações possam usufruir dessas mudanças”, declarou. 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.