Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lula cria assessoria extraordinária para a COP30 em Belém

Órgão estará vinculado ao Ministério do Meio Ambiente até o dia 31 de março de 2026

Por Victoria Bechara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 6 jun 2024, 12h27

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto para criação da assessoria extraordinária para a COP30, a conferência sobre mudanças climáticas da ONU, marcada para novembro de 2025 em Belém, no Pará. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 6. 

O órgão estará vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima até o dia 31 de março de 2026 e será responsável por presidir a comissão preparatória da pasta para o evento, além de representar a pasta nas reuniões preparatórias que antecedem a conferência. 

A assessoria também deve fazer a interlocução com representantes da sociedade civil, especialistas, estados e municípios, realizar ações de comunicação e divulgação sobre os temas da COP e coordenar a elaboração de estudos que subsidiem a participação brasileira nos principais temas do evento.

O governo remanejou, em caráter temporário, dois cargos comissionados executivos do Ministério da Gestão e Inovação para integrar a assessoria extraordinária. Os servidores terão salários de 14.849,50 e 11.306,90 reais. 

A COP30

Belém foi confirmada como sede da COP em dezembro de 2023. Depois de eleito, Lula sugeriu que a conferência fosse realizada na Amazônia pela primeira vez como forma de valorizar a floresta e discutir políticas sustentáveis para a região. 

Continua após a publicidade

A mais de um ano do evento, o governo federal, estadual e a prefeitura realizam obras de adaptação da capital paraense para receber pelo menos 50.000 pessoas — o cálculo é feito com base na conferência de Dubai, que recebeu 40.000 pessoas em 2023, no dia mais movimentado.

Um dos principais desafios é a falta de leitos de hospedagem. Dois imóveis públicos serão reformados para isso, incluindo um antigo prédio da Receita Federal, que foi alvo de um incêndio em 2012. O governo estadual também planeja usar hospedagens temporárias em navios e fechou acordos com a plataforma Airbnb para aumentar a oferta de imóveis.

Na tarde desta quarta-feira, 5, Lula anunciou a assinatura de um contrato de 18,5 milhões de reais para a construção de sistemas de saneamento no Complexo do Ver-o-Peso, um dos principais pontos turísticos de Belém. “A COP 30 vai deixar um legado histórico em Belém. E o Ver-o-Peso faz parte disso. Estamos preparando Belém para que as próximas gerações possam usufruir dessas mudanças”, declarou. 

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.