Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Ipec: Lula mantém vantagem para Bolsonaro, e terceira via oscila para cima

Levantamento sobre a corrida presidencial foi divulgado nesta segunda-feira

Por Redação Atualizado em 6 set 2022, 09h32 - Publicado em 5 set 2022, 21h25

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial com 44% das intenções de voto contra 31% do presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo pesquisa do Ipec (ex-Ibope) feita entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro e divulgada nesta segunda-feira, 5.

A sondagem mostra estabilidade em relação aos outros dois levantamentos feitos pelo instituto e divulgados nos dias 15 e 28 de agosto. Lula manteve os mesmos 44% dos dois levantamentos anteriores. Já Bolsonaro oscilou um ponto para baixo em relação aos 32% que registrara nas duas pesquisas antecedentes. A margem de erro nos três levantamentos é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa divulgada hoje, aparecem na sequência Ciro Gomes (PDT), com 8%, e Simone Tebet (MDB), com 4%. Eles estão empatados no limite da margem de erro. No levantamento de 15 de agosto, o último antes do início da propaganda eleitoral na TV, eles tinham respectivamente 6% e 2%, ou seja ambos oscilaram dois pontos para cima.

Os presidenciáveis Luiz Felipe d´Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) aparecem com 1%. Os candidatos Vera Lúcia (PSTU)José Maria Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros) e Sofia Manzano (PCB) foram citados, mas não atingiram um ponto percentual.

Entre os entrevistados, 6% disseram que irão votar em branco ou nulo e 5% declararam que não sabem ou não responderam.

Continua após a publicidade

Segundo turno

Com relação ao cenário de um eventual segundo turno entre os dois favoritos, a situação também é de estabilidade, com vantagem para o petista. Lula tem 52% contra 36% de Bolsonaro — nos dois levantamentos anteriores, os placares eram de 51% a 35 (15 de agosto) e 50% a 37% (29 de agosto). Nessa última pesquisa, 9% disseram que votariam em branco ou nulo e 3% não souberam ou não responderam.

A pesquisa foi feita de forma presencial com 2.512 entrevistados de 158 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-00922/2022.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.