Ipec: Kalil recua e Zema aumenta vantagem na corrida ao governo de Minas
Ambos oscilaram negativamente em comparação ao último levantamento, mas governador viu diferença aumentar em 1 ponto

Duas semanas depois da última pesquisa, o Ipec voltou a atualizar os números da corrida pelo governo de Minas Gerais nesta terça-feira, 20. O governador Romeu Zema (Novo) segue líder da disputa e favorito à reeleição, com 46% das intenções de voto, e sua distância aumentou em 1 ponto para o segundo colocado, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), que tem 29%. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Os dois principais candidatos oscilaram negativamente, mas o atual governador viu sua vantagem subir de 16 para 17 pontos. Na pesquisa do mesmo instituto divulgada em 6 de setembro, Zema tinha 47% e Kalil, 31%.
No atual levantamento, o senador Carlos Viana (PL) vem em terceiro, com 4%, 2 pontos a mais que na última semana. Os candidatos Marcus Pestana (PSDB), Lorene Figueiredo (PSOL), Vanessa Portugal (PSTU) e Renata Regina (PCB) têm 1% cada um, assim como na pesquisa anterior. Já Cabo Tristão (PMB), Indira Xavier (UP) e Lourdes Francisco (PCO) não pontuaram. Os indecisos aumentaram para 11% (eram 8% há uma semana), enquanto 6% declararam que vão votar branco ou nulo (eram 8%).
A oscilação negativa de Kalil é uma má notícia dentro da sua missão de herdar os votos no estado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que o apoia. Enquanto isso, apesar do crescimento de Viana, que é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), Zema tem tido mais sucesso em agregar o voto bolsonarista — por mais que o governador externe que seu candidato é Luiz Felipe d’Avila (Novo).
A pesquisa foi feita por meio de entrevistas presenciais com 2.000 eleitores acima de 16 anos entre os dias 17 e 19 de setembro. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº MG-03406/2022.