PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Índice Legisla Brasil: só 15 deputados têm nota máxima por atuação em 2024

Estudo avalia qualidade das propostas legislativas, capacidade de articulação dos parlamentares e desempenho na fiscalização do governo

Por Bruno Caniato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 dez 2024, 17h34 - Publicado em 4 dez 2024, 13h34

Dois anos após renovação histórica da composição da Câmara dos Deputados, o desempenho dos parlamentares enquanto formuladores de políticas públicas ainda deixa bastante a desejar. Em 2024, numa escala de 0 a 10, a avaliação média do trabalho legislativo ficou em 5,74 pontos no Índice Legisla Brasil, divulgado nesta quarta-feira, 4.

A média, embora frustrante, representa um avanço em relação aos 3,6 pontos conquistados pela Câmara em 2023, primeiro ano da atual legislatura da Casa. O Índice Legisla Brasil é publicado pelo terceiro ano e avalia os deputados atuantes a partir de 17 critérios, divididos em quatro eixos:

  • Produção legislativa: qualidade e relevância das propostas apresentadas e discutidas;
  • Articulação e mobilização: proximidade e relacionamento com outros parlamentares, agentes políticos e sociedade civil;
  • Fiscalização: atuação do deputado para cobrar esclarecimentos e prestações de contas do Executivo;
  • Alinhamento partidário: proximidade (ou desvio) dos votos em relação à maioria do partido.

O propósito do índice, segundo a Legisla Brasil, é mensurar quão habilidosos os deputados se mostram em representar seus eleitores e desempenhar as funções para as quais foram eleitos — o foco da análise é a produtividade parlamentar, não a ideologia política. “Nosso objetivo é oferecer uma ferramenta para que a sociedade civil consiga acompanhar o trabalho dos parlamentares e que, ao mesmo tempo, contribua para tornar esses mandatos mais efetivos”, explica Lana Faria, diretora de operações da organização.

Quinze deputados ‘5 estrelas’ e 49 na lanterna

Com base nesses quatro eixos, a pesquisa avaliou quinze deputados federais com a nota máxima de 5 estrelas em 2024 (veja a lista abaixo). O pódio é dividido entre sete partidos, sendo que PSOL e PL lideram o ranking com quatro parlamentares cada; em seguida vêm PT e PP, cada um com dois legisladores, e Novo, PSD e Republicanos, com um parlamentar cada.

Continua após a publicidade

Dentre os quinze deputados no topo da tabela, seis representam o Rio de Janeiro, dois são eleitos por São Paulo e os demais exercem seus mandatos por Pernambuco, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amapá e Paraná.

  • Adriana Ventura (NOVO-SP)
  • Chris Tonietto (PL-RJ)
  • Coronel Luiz Meira (PL-PE)
  • Célia Xakriabá (PSOL-MG)
  • Erika Kokay (PT-DF)
  • Fernanda Melchionna (PSOL-RS)
  • Helio Lopes (PL-RJ)
  • Jorge Goetten (REPUBLICANOS-SC)
  • Julio Lopes (PP-RJ)
  • Laura Carneiro (PSD-RJ)
  • Reimont (PT-RJ)
  • Sâmia Bomfim (PSOL-SP)
  • Silvia Waiãpi (PL-AP)
  • Tarcísio Motta (PSOL-RJ)
  • Tião Medeiros (PP-PR)

Em contrapartida, dos 596 nomes monitorados (titulares e suplentes), o índice classificou 49 parlamentares com a nota mínima de 1 estrela. Esses são os deputados que, considerando a média das 17 variáveis que compõem o estudo, terminaram com avaliação entre zero e quatro pontos — a lista não foi divulgada.

Continua após a publicidade

No relatório, o Legisla Brasil explica que a edição atual do estudo sofreu mudanças de metodologia em relação à pesquisa de 2023. O relatório atual inclui, por exemplo, a ponderação pelo tempo de atuação do deputado e exclui do cálculo a análise de emendas parlamentares devido à falta de transparência na destinação dos recursos.

Segundo a organização, os ajustes metodológicos ajudaram a “puxar” para cima a média geral da Câmara, mas também tornou os critérios mais rígidos para o desempenho individual, o que contribuiu para que o ranking de deputados “5 estrelas” passasse de 40 parlamentares em 2023 para 15 no ano corrente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.