‘Inaceitável’: a dura reação de Anielle após acusações de Silvio Almeida
Ministra rebateu ex-colega da Esplanada, que deu sua primeira entrevista depois de demissão afirmando que foi vítima de 'armação' e 'intrigas'

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, rebateu, nesta segunda-feira 24, a primeira entrevista que Silvio Almeida deu depois de ser demitido da pasta de Direitos Humanos por conta de denúncias de assédio sexual contra ela. “Importunação sexual não é questão política, é crime”, disse a ministra, classificando como “inaceitável” a conduta do ex-colega.
A demissão de Almeida foi em setembro do ano passado, depois de virem a público acusações de assédio e importunação sexual a Anielle, que levou o caso ao conhecimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama Janja da Silva. O ex-ministro concedeu a primeira entrevista depois do episódio ao Portal UOL e disse que Anielle “se perdeu num personagem”.
Almeida afirmou que foi vítima de uma espécie de “armação” orquestrada por motivos políticos e que Anielle “participou de um espalhamento de fofocas e intrigas”. Em outros trechos da entrevista, ele diz que a então colega de Esplanada era “desrespeitosa” com ele e que ela “fingia ter uma intimidade que nunca teve”.
Anielle rebateu. “A tentativa de descredibilizar vítimas de assédio sexual, minimizar suas dores e transformar relatos graves em ‘fofocas’ e ‘brigas políticas’ é inaceitável. Na véspera de prestar depoimento à Polícia Federal como investigado, o acusado escolheu utilizar um espaço público para atacar e desqualificar as denúncias, adotando uma postura que perpetua o ciclo de violência e intimida outras vítimas”, disse Anielle nas suas redes sociais.
A tentativa de descredibilizar vítimas de assédio sexual, minimizar suas dores e transformar relatos graves em “fofocas” e “brigas políticas” é inaceitável.
Na véspera de prestar depoimento à Polícia Federal como investigado, o acusado escolheu utilizar um espaço público para… pic.twitter.com/2CpJOmlrCg
— Anielle Franco (@aniellefranco) February 24, 2025
Silvio Almeida se tornou alvo de uma investigação na Polícia Federal por conta do episódio. Está previsto para esta terça-feira 25 o seu interrogatório. Depois que o caso de Anielle veio a público, outras mulheres também falaram abertamente sobre episódios de assédio protagonizados pelo advogado com modus operandi parecido. Ele nega todas as acusações.