Homem morre preso entre as portas do vagão e da plataforma no metrô de SP
Acidente ocorreu nesta terça na Linha 5-Lilás por volta das 8h, horário em que as estações ficam lotadas e pessoas se espremem para tentar entrar nos trens

Um passageiro morreu na estação Campo Limpo, na Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo, na zona sul da cidade, na manhã desta terça-feira, 6, após ficar preso no vão que existe entre as portas do trem e da plataforma. A morte foi confirmada pela ViaMobilidade, empresa que administra a linha.
O acidente aconteceu por volta das 8h, durante o horário de pico do transporte paulistano, quando as plataformas ficam lotadas e as pessoas costumam se apertar para tentar entrar nos vagões.
A porta da plataforma existe para funcionar como uma proteção extra, bloqueando o acesso ao trilho e impedindo a queda de passageiros quando o trem não está no local. Esse equipamento só existe nas linhas operadas por empresas privadas em São Paulo.
Quando o trem para na plataforma, a porta abre e fecha em sincronia com a porta do vagão. Antes do fechamento das portas, há um aviso sonoro que visa evitar acidentes no local.
As duas portas possuem sensores que detectam se foram fechadas corretamente e, quando há algum problema como alguém ficar preso nelas, por exemplo, o sensor deve ser ativado e abrir as portas novamente, como ocorre em um elevador. Será investigado se isso não ocorreu e se o trem seguiu viagem sem detectar que a porta não havia fechado corretamente.
Após o acidente, a Linha 5-lilás passou a funcionar com velocidade reduzida, das 8h06 até 8h30, deixando trens parados por mais de dez minutos em outras estações. A lentidão foi registrada por muitas pessoas nas redes sociais, com vídeos que mostravam a espera e também longas filas para deixar as estações.
A ViaMobilidade disse que concentra esforços para identificar a vítima, que estava sem documentos no momento do acidente, e os familiares dela, a quem deve prestar suporte. A empresa também afirmou que está colaborando com as autoridades na apuração das circunstâncias da ocorrência.