Governo Lula promete novo edital do Mais Médicos para 2025
Segundo o Ministério da Saúde, processo seletivo acontece em abril e deve repor postos que foram vagos ao longo do último ano

O governo Luiz Inácio Lula da Silva encerrou o ano de 2024 otimista com a ampliação de vagas do programa Mais Médicos e promete edital para contratar novos profissionais ainda neste ano.
Em entrevista ao podcast estatal ‘Me Conta, Brasil’, o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, afirmou que o processo seletivo deve acontecer em abril, com o objetivo de repor postos que eventualmente ficaram vagos ao longo do último ano.
“É um ano em que teremos o primeiro edital do Mais Médicos em abril (…), um ano de continuar cuidando bem da população, e de garantir o ingresso de novos médicos para garantir a manutenção do programa e esse olhar da continuidade da formação”, disse Proenço. Mais detalhes sobre número e localização de vagas ofertadas ainda não foram divulgados.
O secretário afirmou ainda que, apenas em 2024, foram “repostos” mais de 7.000 profissionais no programa, que hoje conta com um total de 26.700 médicos em 4.500 municípios.
O Mais Médicos foi criado pelo governo Dilma Rousseff (PT) em 2013 e substituído pelo programa Médicos Pelo Brasil em 2019, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A iniciativa tornou-se alvo de críticas por promover um esvaziamento do programa, que teve editais de chamamento abertos apenas quase três anos depois, em 2022.
Em 2023, com o retorno de Lula ao Planalto, houve um relançamento do programa, que conseguiu dobrar o número de profissionais: de 13.000 para os 26.700 atuais. No mesmo ano, houve ainda a ampliação de vagas para territórios como municípios da Amazônia Legal.
“Hoje sabemos que 60% dos médicos nos municípios mais vulneráveis do país são do programa Mais Médicos”, diz o secretário Felipe Proenço. “Você só pode criar uma equipe de saúde da família, o município só recebe o financiamento para essa equipe, se tiver o médico. Só que até o início do programa, isso era uma grande dificuldade. E voltamos a perceber isso em 2023. Pediam-se equipes para o Ministério da Saúde, mas não conseguiam criar equipes, pela escassez e pela dificuldade de poder contar com o profissional médico”.
O que é o Mais Médicos
O programa visa ampliar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), levando médicos para regiões brasileiras de difícil acesso e de alto índice de vulnerabilidade, e que tenham escassez ou ausência de profissionais da saúde. Como “contrapartida”, o Mais Médicos oferece aos profissionais condições atrativas de remuneração, de plano de carreira e de formação.