Governo federal reconhece estado de emergência em Petrópolis
Município da serra fluminense sofreu o triplo da precipitação prevista para abril em apenas três dias; há ao menos 523 desalojados

O governo federal reconheceu estado de emergência em Petrópolis, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 7, em razão das fortes chuvas que atingiram a região ao longo do final de semana. Segundo a atualização mais recente da Defesa Civil, ao menos 523 pessoas foram desalojadas pelos temporais e outras 48 ficaram desabrigadas.
Desde a última sexta-feira, 4, o município serrano registrou 522 ocorrências junto ao Corpo de Bombeiros, incluindo ações de resgate em 37 alagamentos e dezoito deslizamentos de terra. Durante o final de semana, um trecho da rodovia federal BR-040 e outras estradas ficaram interditadas em razão dos desabamentos provocados pela tempestade.
Em três dias, o acumulado de chuvas em alguns bairros de Petrópólis superou 370 milímetros, mais de três vezes os 112 milímetros previstos para todo o mês de abril. A informação é Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Pelas redes sociais, moradores compartilharam imagens e vídeos das enchentes na cidade. Uma publicação mostra o Rio Caxambu, que banha o município, subindo a níveis alarmantes e ameaçando invadir as casas nas margens — o corpo d’água chegou a transbordar em 2022, quando as chuvas deixaram 235 pessoas mortas em Petrópolis.