Governo detalha como devolverá dinheiro desviado do INSS; veja cronograma
Novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, disse ter elaborado formato para evitar burocracia

O governo federal explicou na manhã desta quinta-feira, 8, em coletiva de imprensa, como fará para devolver o dinheiro descontado indevidamente das aposentadorias de beneficiários do INSS, no escândalo de corrupção que aponta supressão de mais de 6 bilhões de reais desde 2019. Confira abaixo o cronograma.
De acordo com o novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, o formato encontrado foi o mais rápido e desburocratizado. “O cidadão não terá que juntar nenhum documento. A comunicação será feita diretamente entre segurado e INSS”, disse. “O canal de informação é o oficial, o Meu INSS, não abram e-mails, mensagens, WhatsApp. O INSS não se comunica com você de outra forma neste momento”, complementou Waller Júnior.
8 de maio
27 milhões de beneficiários estão sendo informados nesta quinta-feira, 8, que não tiveram nenhum desconto em seus benefícios. A informação oficial será divulgada para eles única e exclusivamente por meio do canal Meu INSS.
13 de maio
Outros beneficiários do INSS (não foram informados quantos) serão informados de que tiveram descontos, em quais valores e para quais instituições durante o período do escândalo.
14 de maio
Ao verificar as informações, o segurado do INSS é quem vai dizer se autorizou ou não o desconto, sem ter que comprovar isso de nenhuma maneira. Será necessário apenas marcar uma caixa digital no Meu INSS, declarando se autorizou ou não os descontos.
No mesmo dia, mais um canal — de telefone — será informado aos segurados. Não haverá um terceiro canal para a comunicação.
Deveres das entidades que cobraram descontos
Após os segurados declararem que não autorizaram os descontos, o sistema do INSS vai gerar uma cobrança para as entidades que supostamente cobraram os descontos indevidamente.
A partir disso, essas entidades terão quinze dias para encontrar e apresentar provas da autorização dos beneficiários para os descontos serem efetuados. Caso contrário, elas terão mais quinze dias para realizar o pagamento do valor devido ao INSS.
Devolução dos recursos
Após receber o recurso das entidades, o INSS é quem fará o ressarcimento dos beneficiários, por meio de folha de pagamento adicional na conta do segurado.
O INSS ainda não informou em até quanto tempo deverá fazer o pagamento final, após receber o recurso cobrado indevidamente das entidades.