‘Foi ato extremamente político’, diz prefeito ‘tiktoker’ sobre ação da PF
Casa de Rodrigo Manga (Republicanos), em Sorocaba, foi alvo de buscas nesta quinta em investigação sobre desvios na saúde pública

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), classifica como “ato extremamente político” a operação da Polícia Federal realizada nesta quinta-feira, 10, em sua casa e em escritórios da prefeitura. As buscas ocorreram no âmbito de uma investigação sobre desvios de verba para a saúde municipal e lavagem de dinheiro.
“É uma baita exposição para atrapalhar a nossa imagem, mas que só nos fortalece. Estão tentando nos derrubar, mas vão derrubar para cima”, afirma Manga a VEJA. Na versão do prefeito, a operação ocorre em reação ao lançamento de sua pré-candidatura à Presidência da República, anunciada na terça-feira passada, 1º.
De acordo com a PF, a investigação está em andamento desde 2022 e mira uma organização social (OS) contratada pela prefeitura para realizar a gestão de serviços de saúde. A suspeita é que a entidade tenha movimentado até 20 milhões de reais em contratos fraudulentos.
Segundo o prefeito, as operações irregulares realizadas pela OS ocorreram em esquema de “quarteirização” — ou seja, terceirização de serviços já terceirizados pela gestão municipal — e as transações foram realizadas entre a organização e outras empresas, sem envolvimento da prefeitura. “Eu sou a favor de investigar, mas me incomoda a politização que é reabrir uma investigação antiga para me prejudicar”, diz.
Além de Sorocaba, a operação desta quinta foi conduzida em outros dez municípios de São Paulo e em uma cidade na Bahia. Foram realizadas buscas na casa de Manga, seu gabinete na prefeitura e escritórios da secretaria de Saúde, no diretório municipal do Republicanos e na casa do ex-secretário Vinicius Rodrigues.
Fenômeno nas redes sociais, prefeito diz ser pré-candidato ao Planalto
Reeleito em Sorocaba em 2024, Rodrigo Manga ganhou visibilidade nacional pela presença assídua nas redes sociais — em particular, o prefeito é conhecido pela forte audiência no TikTok, onde tem quase três milhões de seguidores e vídeos com mais de dez milhões de visualizações, o que lhe rendeu a alcunha de “prefeito tiktoker”.
No início de abril, Manga anunciou o lançamento de sua pré-candidatura à presidência em 2026. A VEJA, ele afirmou que a decisão veio após semanas de negociação com partidos e que o estopim foi o reajuste dos medicamentos determinado pelo governo federal no final de março.
O prefeito diz que considera tentar o governo de São Paulo, caso o aliado Tarcísio de Freitas, também do Republicanos, confirme seu nome na corrida ao Planalto, mas afirma que a única condição para desistir da corrida presidencial seria uma eventual candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente inelegível por decisão da Justiça Eleitoral.