Felca triplica número de seguidores e supera 18 milhões, mas ritmo cai
Influenciador viralizou nas redes sociais na última semana por causa de um vídeo-denúncia sobre adultização de crianças
O influenciador digital Felipe Bressanim Pereira, 27, conhecido como Felca, teve um grande crescimento no número de seus seguidores nas redes sociais, impulsionado pelo vídeo-denúncia sobre adultização que ele publicou no dia 6 de agosto.
O tema viralizou nas redes sociais, pautou a opinião pública e o Congresso Nacional na semana passada. Como resultado, ele saiu de 6 milhões de seguidores para mais de 18 milhões no Instagram, nesta terça-feira, 19.
De acordo com a plataforma Ninja Lytics — que analisa o número de seguidores de perfis públicos nas redes sociais –, o crescimento de Felca começou já no dia 7, quando ele deixou sua margem de crescimento diário padrão, que ia de 3.000 a 10.000 novos seguidores por dia, e ganhou mais de 30.000 novos fãs.
No dia 8, no entanto, o crescimento foi exponencial, passando dos 900 mil novos seguidores no Instagram. E o pico se deu no dia 9, quando ele ganhou 2,6 milhões de seguidores de uma única vez.
A partir de então, Felca, que concedeu poucas entrevistas nesse período e disse que ele e seus parentes receberam ameaças de morte por causa de seu vídeo, continuou ganhando novos seguidores, mas em um ritmo decrescente.
No dia 10, ele ganhou 1,6 milhão de novos fãs; no dia 12, foi mais 1 milhão; no dia 13, mais 500 mil. Nos dias 16 e 17, a margem ficou abaixo de 400 mil, mas voltou a superar os 500 mil na segunda-feira, 19. Às 11h desta terça, ele já ganhou mais de 100 mil novos seguidores no perfil do Instagram.
O vídeo-denúncia original, publicado no YouTube, já ultrapassou 46 milhões de visualizações. Já a versão mais curta, filmada na vertical para o Instagram, passa de 191 milhões de visualizações na rede social da Meta. No X, o vídeo tem quase 2 milhões de visualizações.
O Instagram é a principal plataforma de Felca e também a que teve o maior crescimento. No YouTube, ele ten 6,32 milhões de seguidores; No X, ele tem 873 mil fãs.
O impacto do vídeo de Felca sobre adultização, sexualização de crianças e adolescentes e redes criminosas de pedofilia é tema da reportagem de capa de VEJA desta semana, que também aborda como o assunto se desdobrou no Congresso Nacional, se tornando uma prioridade para os parlamentares.
A resposta do governo Lula a Cláudio Castro sobre a guerra ao tráfico no Rio
A primeira vitória do Itamaraty na novela do tarifaço de Trump
Rio de Janeiro recebe oferta de apoio militar de governadores de direita
Ex-deputado TH Joias é flagrado em relação sexual com líder do CV
Bolsonarismo oferece a Lula um presente com impacto eleitoral imediato







