Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Fabricado na França, avião estava a 5.189 metros do chão e caiu a 153 km/h

Todas as 61 pessoas a bordo morreram no acidente; dados do FlightRadar indicam queda de quase 4.000 metros em menos de dois minutos

Por Da Redação Atualizado em 9 ago 2024, 17h44 - Publicado em 9 ago 2024, 17h03

O avião da Voepass Linhas Aéreas (antiga Passaredo) que caiu nesta sexta-feira, 9, em Vinhedo (SP), matando todas as 61 pessoas a bordo, foi fabricada na França em 2009. A aeronave era do modelo bimotor ATR72-500 produzido pela empresa franco-italiana ATR, fusão entre a francesa Aérospatiale e a italiana Aeritalia (hoje Leonardo).

Dados do monitor global de voos FlightRadar indicam que o avião pode ter atingido mais de 152 quilômetros por hora na queda. Segundo a plataforma, a aeronave estava a 17.025 pés (5.189 metros) de altitude quando começou a cair, às 13h20; 93 segundos depois, o altímetro marcava 4.100 pés (1.250 metros), o que equivale a uma velocidade de aproximadamente 42 metros por segundo.

De acordo com a revista Piloto Ribeirão, especializada na cobertura do setor aéreo, o avião pertencia à dinamarquesa Nordic Aviation Capital e foi arrendado pela Voepass em setembro de 2022. Antes disso, a aeronave pertenceu à Pelita Air Service, da Indonésia, e às sucursais da Albânia e da Itália da extinta Belle Air.

Causas investigadas

A Polícia Federal informou nesta sexta-feira que irá investigar as causas da queda do avião, que atingiu o solo em Vinhedo na rua João Edueta, na altura do número 2.500, próximo à rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324). O CENIPA, órgão da Força Aérea Brasileira (FAB) que investiga acidentes aéreos, também está apurando o incidente.

Continua após a publicidade

A Voepass informou que o voo partiu às 11h50 de Cascavel, no Paraná, com previsão de chegada às 13h45 em Guarulhos. O FlightRadar indica que a aeronave começou a perder altitude às 13h20, e o Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo informou que recebeu a ocorrência às 13h22 e mobilizou sete equipes para atendimento.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em Itajaí (SC) para a cerimônia de lançamento ao mar de uma fragata Tamandaré da Marinha, interrompeu seu discurso ao receber a informação da queda e pediu um minuto de silêncio aos presentes em solidariedade às famílias das vítimas.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), interrompeu sua agenda em Vitória, onde participava de reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), e partiu para Vinhedo para acompanhar as operações.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.