Explosão em fábrica de explosivos deixa nove mortos no Paraná
Incidente aconteceu em Quatro Barras, na Grande Curitiba; bombeiros encerraram buscas no início da noite desta terça, 12, e polícia investiga causas

Uma explosão em uma fábrica de materiais explosivos deixou nove mortos e ao menos dois feridos em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, na madrugada desta terça-feira, 12.
O incidente aconteceu na empresa Enaex Brasil, na rodovia Régis Bittencourt (BR-116). Segundo o secretário de Segurança Pública do estado, coronel Hudson Leôncio Teixeira, inicialmente nove pessoas estavam desaparecidas e a polícia havia confirmado a ocorrência de óbitos — sem divulgar, no entanto, quantas e quais eram as vítimas. No início da noite desta terça, 12, as autoridades confirmaram as dos desaparecidos, todos funcionários da empresa.
O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), prestou solidariedade às famílias. “Lamento profundamente os nove óbitos registrados na explosão em Quatro Barras. Eram trabalhadores e trabalhadoras que tinham histórias vinculadas ao Paraná. Minha solidariedade a todos os familiares e amigos. Esse é um dia triste na história do nosso Estado”, publicou.
Lamento profundamente os nove óbitos registrados na explosão em Quatro Barras nesta terça-feira (12), confirmados no começo da noite.
— @ratinho_jr (@ratinho_jr) August 12, 2025
Nas redes, o Corpo de Bombeiros publicou vídeos do local após a explosão e o início dos trabalhos de rescaldo. Nas imagens, é possível ver grande quantidade de destroços enquanto as equipes vasculham a área com cães farejadores:
Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Hiller, o acidente aconteceu por volta das 5h50 em uma área de cerca de 25 metros quadrados, onde os explosivos eram preparados para o transporte. Como a empresa funciona 24 horas por dia, havia funcionários trabalhando no momento da explosão.
De acordo com o coronel, foi feita uma varredura do local pelo esquadrão antibombas, do Batalhão de Operações Especiais, para abrir caminho para que as equipes de busca com os cães farejadores pudessem entrar na área e iniciar a procura por feridos e desaparecidos.
Segundo ele, uma outra edificação nas imediações, que também possui elementos explosivos, foi isolada e, após resfriamento, não há mais risco de explosão.
Moradores de municípios vizinhos registraram barulho com a explosão, que acabou provocando danos em casas, comércios e empresas.
Em nota, a Enaex Brasil afirma que a explosão ocorreu em uma das plantas de acessórios de iniciação e que já deu início às investigações para apurar a causa do acidente.
“Nesse momento nossa prioridade absoluta é cuidar das pessoas e suas famílias, as quais estão acolhidas dentro das dependências da empresa. As investigações das causas do acidente já foram iniciadas e estão em curso. A Enaex permanece à disposição das autoridades a fim de contribuir para o esclarecimento do ocorrido”, diz o comunicado.
A empresa também assinalou que segue todas as exigências de segurança, incluindo um plano de contingência. “A empresa tem a vida como seu valor primordial e é reconhecida internacionalmente por suas práticas de segurança na fabricação de explosivos civis, com procedimentos que vão além das exigências regulatórias. A empresa atua na execução de um plano de contingência baseado em assegurar o devido atendimento às vítimas e seus familiares, para os quais expressamos nossos sinceros sentimentos, e prestamos solidariedade a todos os envolvidos nesta tragédia”, diz a Enaex Brasil.
Imagens feitas por drone mostram a área do local após a explosão:
Prefeitura
A Prefeitura de Quatro Barras informou, em nota, que logo após a explosão as equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, da Polícia Militar e do SAMU foram acionadas e se deslocaram imediatamente para o local. Órgãos municipais, como as secretarias do Meio Ambiente e Saúde, também estão atuando de forma conjunta.
Equipes da Defesa Civil do município estão fazendo o levantamento de sinistros e danos em residências, comércios e edificações nas áreas do entorno da empresa.
A prefeitura diz, ainda, que a Enaex tem todas as licenças necessárias para funcionamento, incluindo alvará de licença e localização devidamente atualizado e em conformidade com as exigências legais.
Segundo a gestão municipal, a diretoria da empresa se colocou à disposição para reparar “todos os danos gerados à população, bem como prestar total suporte aos trabalhadores e suas famílias”.