Ex-CEO do Hurb é preso por furtar hotel e shopping no Rio
João Ricardo Mendes tentou fugir ao perceber chegada da polícia

A Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC-RJ) prendeu em flagrante nesta sexta-feira, 25, o empresário João Ricardo Rangel Mendes, de 44 anos, por furtar obras de arte de um hotel e de um shopping na Barra da Tijuca. Os objetos estão avaliados em R$ 23 mil.
Mendes é ex-CEO do Hurb, ex-hotel Urbano. Ele ficou conhecido do público em geral depois de a empresa ser questionada por diversas pessoas que compraram pacotes de viagem e não conseguiram marcar datas para os passeios, tiveram voos cancelados e hotéis em condições ruins. Ações na Justiça foram protocoladas em todo país na tentativa de clientes reaverem os gastos com a empresa.
A direção do shopping registrou boletim de ocorrência e, após análise das câmeras de segurança, investigadores conseguiram identificar o empresário retirando peças de um escritório de arquitetura. “De acordo com os agentes, a investigação se iniciou a partir de dois crimes. O primeiro foi o furto de obras de arte de um hotel de luxo. Ele também teria subtraído quadros e outros pertences de um escritório de arquitetura localizado em um shopping center. Após análise de imagens e diligências, constatou-se que se tratava do mesmo autor, e que ele utilizou a mesma motocicleta para cometer ambos os crimes”, afirma nota da PC-RJ.
Os investigadores relataram ainda que Mendes tentou fugir ao perceber a chegada da polícia em sua casa, mas foi detido no terraço do imóvel. O caso foi registrado na 16ª Delegacia Policial. Na casa do ex-CEO, agentes da polícia encontraram três esculturas e um quadro. Resta ainda encontrar uma outra obra, que não estava no local.
“Todo o material foi devolvido aos legítimos proprietários e agentes da 16ª DP seguem em diligências para localizar a última obra de arte. O homem foi autuado em flagrante pelo crime de furto”, completou a nota da polícia.