Eterno favorito, Capitão Wagner lidera corrida à prefeitura de Fortaleza
Ex-deputado do União, ele já saiu na frente nas últimas disputas ao governo do estado, em 2022, e à própria prefeitura, em 2020, mas acabou derrotado
O ex-deputado federal Wagner Sousa Gomes, conhecido como Capitão Wagner (União Brasil), larga na frente na disputa pela Prefeitura de Fortaleza em 2024, segundo levantamento feito entre os dias 20 e 23 pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta terça-feira, 25.
De acordo com a pesquisa, no principal cenário, ele tem 38,1% das intenções de voto contra 26,5% da ex-prefeita Luzianne Lins (PT). A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos.
O favoritismo na corrida eleitoral não é uma situação nova para Capitão Wagner. Ele também liderou os inícios das disputas para a mesma prefeitura, em 2020, e para o governo do Ceará, em 2022, mas acabou sendo derrotado na reta final.
Em terceiro lugar, distante dos líderes está o atual prefeito, José Sarto (PDT), candidato ligado ao clã político dos irmãos Cid e Ciro Gomes – ele tem 13,9% das intenções de voto. Uma explicação para o mau desempenho na pesquisa é a sua performance à frente da prefeitura: 50,9% desaprovam o seu governo, contra 43,5% que aprovam e outros 5,5% que não souberam ou não quiseram responder.
Na sequência, aparecem o deputado federal bolsonarista André Fernandes (PL), com 3,1%. Outros candidatos não atingem um ponto percentual. Entre os entrevistados, 11,1% disseram que irão votar em branco, nulo ou nenhum e 5,0% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa ouviu 742 eleitores na cidade de Fortaleza.