Encontro com Túlio Gadêlha. Hoje, Alexandre Frota
Após acusação de xenofobia, deputados federais eleitos dividiram a mesa em hotel onde estão hospedados em Brasília
Depois de tomar café da manhã com Rodrigo Maia (DEM-RJ) há cerca de duas semanas, o deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) teve um encontro matutino com Alexandre Frota (PSL-SP) nesta quinta-feira, 31, a um dia da posse na Câmara dos Deputados.
O encontro se deu no hotel onde os dois estão hospedados, em Brasília, e foi registrado por ambos em suas redes sociais, palco de uma troca de farpas que os dois protagonizaram em dezembro, quando Túlio denunciou Frota por xenofobia.
Quem tomou a iniciativa foi o deputado do PSL: “Fui até a mesa dele e perguntei se ele tinha algo contra mim”, escreveu no Twitter. “Ele respondeu que não e aí conversamos e vamos tocar o Brasil”, completou, destacando o tom civilizado da conversa.
Gadêlha demonstrou surpresa no Instagram: “Olha quem veio sentar ao meu lado para dialogar, mesmo que por poucos minutos. Fui surpreendido por um pedido de desculpas de Frota. Estamos em campos opostos mas não precisamos conviver com o ódio”.
O pedetista também já dividiu a mesa com Rodrigo Maia (DEM-RJ), candidato à Presidência da Câmara. “Dialogar, sempre”, escreveu o deputado eleito, em resposta às críticas que recebeu na ocasião. Em outra reunião, ao lado de Tabata Amaral (PDT-SP) e do presidente do PSOL, Juliano Medeiros, discutiu a eleição na Casa com Marcelo Freixo (PSOL-RJ), candidato da legenda.
Gentilezas à parte, o encontro de Túlio e Frota também não passou impune para os seguidores de ambos. “Pô frota, acho válido essa politicagem. Mas com esse tipo de gente não tem que ter diálogo”, escreveu um partidário do pesselista no Twitter. “Que lindo vc sentado numa mesa pra dialogar com o cara que chamou a Maria do Rosário de vagabunda”, ironizou outro seguidor do pedetista no Instagram.
Justiça
O pernambucano Gadelha interpelou judicialmente seu futuro colega de plenário depois que Frota respondeu a um usuário do Twitter que o descreveu como “ator pornô que não paga a pensão do filho”: “Só podia ser de Pernambuco”, escreveu o quase parlamentar paulista.
“Xenofobia é crime. Agora é com a Justiça, Frota. Protocolei hoje interpelação judicial – pedido de explicações em juízo e representação contra o deputado paulista recém eleito, Alexandre Frota. Esse senhor não tem limites e agora irá aprender com as consequências dos seus atos”, escreveu Gadelha, que é namorado da apresentadora de TV Fátima Bernardes.