Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Eleições: prefeito lidera com folga em uma das capitais do petróleo no RJ

Welberth Rezende (Cidadania) tem 70,3% das intenções de voto em Macaé, aponta Paraná Pesquisas

Por Da Redação Atualizado em 19 ago 2024, 11h48 - Publicado em 19 ago 2024, 09h14

Às vésperas das eleições municipais de 2024, o prefeito de Macaé, no Rio de Janeiro, tem larga vantagem na disputa pela reeleição. Segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira, 19, pelo instituto Paraná Pesquisas, Welberth Rezende (Cidadania) conta hoje com 70,3% do eleitorado na cidade do litoral fluminense.

De acordo com a pesquisa, o atual mandatário lidera com folga em relação ao segundo colocado, o ex-prefeito Aluízio Júnior (PDT), com 10,7%. Apesar da oficialização da candidatura pelo partido de Ciro Gomes (PDT), ele encontra-se inelegível devido a uma condenação pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) por improbidade administrativa durante sua gestão e busca anular a sentença nas instâncias superiores.

Na sequência, aparecem na pesquisa o ex-vereador Danilo Funke (PSB), ex-vice-prefeito na gestão de Aluízio Júnior, com 2,9% dos votos; o sargento do Exército Fábio Pereira Passos (Avante), com 1,8%; e o ex-deputado federal Felicio Laterça (PP), com 0,7%. Dentro da margem de erro, de 3,8 pontos percentuais, os três encontram-se tecnicamente empatados na terceira posição.

Lucros do petróleo

A disputa pela prefeitura de Macaé envolve o controle de uma das principais commodities do país: o petróleo da Bacia de Santos, na costa fluminense. A região litorânea abriga alguns dos maiores campos de pré-sal do mar brasileiro, e os royalties da exploração representam a maior fonte de recursos para os municípios da região.

Em 2023, Macaé foi o terceiro município brasileiro mais beneficiado pelos lucros da extração petrolífera, totalizando quase 1,3 bilhão de reais em royalties provenientes do recurso. No ranking nacional, a cidade ficou atrás apenas das vizinhas Maricá, que arrecadou mais de 2,4 bilhões de reais, e Saquarema, que angariou 1,72 bilhão com a exploração da commodity.

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 680 eleitores em Macaé entre os dias 15 e 18 de agosto de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.