Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Eleições e bloqueio do X: a novidade do Datafolha na próxima pesquisa

Próximo levantamento do instituto sobre a eleição paulistana será divulgado na quinta-feira, 12

Por Bruno Caniato Atualizado em 9 set 2024, 16h52 - Publicado em 9 set 2024, 16h06

Na reta final de campanha para o primeiro turno das eleições, o instituto Datafolha deve investigar um novo recorte do eleitorado nas próximas pesquisas de opinião — a influência do bloqueio do X (ex-Twitter) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre as intenções de voto dos brasileiros.

Segundo o banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o mais recente levantamento registrado pelo Datafolha em São Paulo, previsto para divulgação na próxima quinta-feira, 12, inclui três perguntas sobre a crise que envolve a Justiça brasileira e a rede social controlada por Elon Musk. São elas:

  1. Você tem ou tinha conta na rede social X, antigo Twitter?
  2. Você concorda ou discorda da decisão do Supremo Tribunal Federal de proibir o X de funcionar no Brasil?
  3. Você é a favor ou contra que pessoas que continuem utilizando o X após ele ser proibido pela Justiça sejam multadas?

O questionário cadastrado na Justiça Eleitoral inclui um contexto sobre o descumprimento de ordens judiciais que levou ao bloqueio do X, as alegações de Musk sobre violações da liberdade de expressão e a multa diária de 50 mil reais, também determinada por Moraes, para brasileiros que utilizem VPNs (“redes virtuais privadas”, na sigla em inglês) para burlar a proibição e acessar a rede.

A pesquisa vai permitir descobrir como pensa o eleitor de cada candidato a prefeito na disputa paulistana sobre o tema.

Impeachment de Moraes é pauta do 7 de Setembro

As entrevistas começam a ser coletadas na próxima terça-feira, 10, e devem refletir a influência das manifestações de 7 de setembro sobre o eleitorado paulistano. No último sábado, o ato realizado na Avenida Paulista teve a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro e foi marcado por críticas e pedidos de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes.

Continua após a publicidade

Na semana passada, o próprio Musk utilizou seu perfil no X para incitar os protestos e associar diretamente a pauta do impeachment às manifestações de apoio a Bolsonaro e candidatos alinhados à direita bolsonarista. Desde a ordem de bloqueio da plataforma expedida por Moraes em 30 de agosto, o bilionário vem intensificando os ataques ao ministro pela rede, com dezenas de publicações diárias chamando o ministro de “fascista”, “ditador” e “desgraça para a Justiça”.

As investidas do magnata contra Alexandre de Moraes reverberaram com força entre políticos de direita e apoiadores que, contrariando a determinação do STF, vêm usando mecanismos para furar o bloqueio e permanecer em atividade no X. A lista inclui os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e Carla Zambelli (PL-SP) e o senador Sergio Moro (União-PR).

O próprio Jair Bolsonaro, que vinha evitando colar sua imagem aos pedidos de impeachment por medo de novas represálias contra a sua já complicada situação na Justiça, abraçou de vez a pauta e chamou Moraes de “ditador” durante discurso no trio elétrico em São Paulo. Fizeram coro ao ex-presidente o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) — seu filho “Zero Três” — e o pastor evangélico Silas Malafaia, principal organizador do ato na Avenida Paulista no último sábado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.