Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Eduardo Bolsonaro defende Trump: ‘EUA virou republiqueta de bananas’

Deputado compartilha fotos com o ex-presidente americano e critica condenação por fraude em pagamentos a atriz pornô

Por Da Redação Atualizado em 31 Maio 2024, 13h42 - Publicado em 31 Maio 2024, 13h31

Nesta sexta-feira, 31, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) usou as redes sociais para defender o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a condenação judicial do magnata americano por subornar uma atriz pornô e falsificar os pagamentos. “Ontem, os EUA se rebaixou [sic] a uma republiqueta de bananas, tal qual ocorre em ditaduras que perseguem os opositores”, afirmou o parlamentar.

Em seu perfil oficial no X (ex-Twitter), o filho Zero Três do ex-presidente Jair Bolsonaro compartilhou uma série de fotos em que aparece ao lado de Trump, acompanhado também do ex-mandatário brasileiro; da filha de Trump, Ivanka; do deputado federal Mário Frias (PL-SP); e do ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo.

“Sua condenação ontem foi uma inovação jurídica especialmente desenhada para Trump e exclusivamente para prejudicá-lo”, escreveu Eduardo na publicação. O texto é repleto de elogios ao ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato à Casa Branca, chamando-o de “extremamente educado e agradável” e “líder nato” e criticando uma suposta perseguição pelo juiz que presidiu o julgamento do bilionário, Juan Merchan. “Força Trump! #GoTrump”, encerra o parlamentar.

Culpado em 34 acusações

Na noite da última quinta-feira, 30, Trump tornou-se o primeiro ex-presidente da história dos Estados Unidos a ser condenado por uma ação criminal. O Tribunal do Júri de Nova York considerou o magnata culpado de 34 acusações envolvendo o suborno de Stormy Daniels, atriz pornô com quem se relacionou em 2006 — o advogado de Trump, Michael Cohen, pagou 130 mil dólares (681 mil reais em valores atuais) pelo silêncio de Daniels sobre o encontro sexual e a propina foi ocultada da prestação de contas do ex-presidente.

Continua após a publicidade

A pena de Trump ainda será definida nos próximos dias por Merchan. Mesmo com mais de trinta condenações, é pouco provável que o ex-presidente de 77 anos de idade vá para a cadeia, já que esta é sua primeira sentença judicial e o crime é considerado pouco grave pela lei norte-americana.

Reunião na Flórida

No último mês de março, Trump recebeu Eduardo Bolsonaro e Mário Frias para um jantar em Mar-a-Lago, sua mansão e resort na Flórida, durante o qual declararam apoio ao ex-presidente contra Joe Biden nas eleições presidenciais que ocorrerão em novembro deste ano. Na ocasião, Trump também conversou por videochamada com Jair Bolsonaro, que continua impedido de deixar o Brasil após ter o passaporte confiscado pela Polícia Federal.

No início de maio, Eduardo e outros deputados bolsonaristas, incluindo Nikolas Ferreira (PL-MG), Bia Kicis (PL-DF) e Filipe Barros (PL-PR), viajaram em missão oficial aos EUA para participar de uma audiência no Congresso americano sobre supostas violações à liberdade de expressão em andamento no Brasil, na esteira de embates jurídicos entre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e o dono do X, Elon Musk. Segundo os gastos já declarados pelos parlamentares, a Câmara gastou ao menos 52 mil reais com a excursão a Washington.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.