Dois em cada três eleitores de SP desaprovam o trabalho de Lula
Levantamento foi divulgado nesta quarta-feira pelo instituto Paraná Pesquisas

Quase dois em cada três eleitores paulistas desaprovam o que está sendo feito no terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo levantamento feito entre os dias 20 e 23 de fevereiro pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta quarta-feira, 26.
De acordo com a sondagem, 63,1% desaprovam a gestão do petista, enquanto 34,1% a aprovam e outros 2,8% não souberam ou não quiseram responder.
Quando questionados sobre como avaliam o trabalho de Lula na atual gestão, apenas 6,8% dos eleitores de São Paulo a classificam como ótima, enquanto 15,7% dizem que ela é boa. Já o percentual dos que consideram o mandato péssimo atinge 44,7%. Outros 8,8% a avaliam como ruim e 22,4% como regular (veja quadro abaixo).
A má avaliação da gestão de Lula cresceu entre os eleitores paulistas desde o final do ano passado. Em novembro, o percentual dos que reprovavam a sua administração era de 54,2% — ou seja, em três meses a visão negativa sobre o trabalho do petista avançou quase nove pontos (veja quadro abaixo).

Reflexos eleitorais
A má avaliação do governo Lula reflete-se em suas pretensões eleitorais. Segundo o mesmo levantamento, mesmo inelegível, o ex-presidente Jair Bolsonaro teria hoje quase 14 pontos percentuais de vantagem sobre o petista em uma eventual nova disputa ao Palácio do Planalto em 2026.
Lula também teria dificuldades caso o seu adversário do campo da direita fosse o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro — leia a matéria completa aqui.
A pesquisa
O levantamento foi feito com 1.650 eleitores de 86 municípios do Estado de São Paulo. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.