Dois aviões da Embraer sofrem acidentes no mesmo dia e local na Tanzânia
Uma das aeronaves teve problemas no pouso e outra na decolagem; não houve feridos entre os 67 tripulantes
Dois aviões tiveram problemas e caíram no mesmo aeroporto, na Tanzânia, com apenas algumas horas de diferença. O episódio insólito ocorreu na terça-feira, 28. As duas aeronaves são do modelo EMB 120, da fabricação da Embraer e pertencem à empresa Unity Air Zanzibar. Os dois incidentes ocorreram no Aeroporto de Kikoboga, que fica dentro do Parque Nacional Mikumi, próximo à cidade de Morogoro.
O primeiro acidente ocorreu por volta das 3h40 do horário local. O avião transportava trinta passageiros, dois pilotos e um comissário de bordo vindos da capital Zanzibar e estava na pista de aterrissagem quando sofreu uma falha técnica e colidiu com o solo. Nenhum tripulante ficou ferido e os turistas seguiram sua agenda de visitação, segundo a Agência Nacional de Parques da Tanzânia (TANAPA).
Choque contra galpão e incêndio
Cerca de seis horas depois, por volta das 9h30, um segundo avião — este, com destino à capital — teve problemas enquanto acelerava durante a decolagem e não conseguiu subir, chocando-se contra um galpão do aeroporto e pegando fogo. A causa deste acidente ainda não foi confirmada pela TANAPA. Também neste caso, não houve feridos entre os 34 tripulantes, sendo trinta passageiros, dois pilotos e dois comissários.
[videopress rt0OFFY6]
Em comunicado, a agência agradeceu pela rápida atuação dos bombeiros na resposta à emergência e informou que as razões específicas para os acidentes estão sendo investigadas pelo Ministério dos Transportes da Tanzânia.