Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Disputa eleitoral em Araraquara tem empate entre candidatos do PT e PL

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas mostra Doutor Lapena e Eliana Honain na liderança

Por Da Redação 27 jul 2024, 09h03

A eleição para a prefeitura de Araraquara (SP) terá uma disputa dura entre uma petista e um bolsonarista. O ex-vereador Luis Claudio Lapena Barreto (PL), conhecido como Doutor Lapena, tem 34,8% das intenções de voto, contra 33% da ex-secretária de Saúde Eliana Honain (PT), segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado neste sábado, 27. Os dois estão empatados dentro da margem de erro de 3,8 pontos.

Pedro Tedde (Novo) aparece em terceiro lugar com 8,3%, seguido pelo Doutor Marcos Garrido (PSD), que tem 5,8%. Tiago Pires (PCO) tem 3%. Os votos brancos e nulos somam 8,2%. Outros 7% não sabem ou não responderam. O instituto entrevistou 710 eleitores entre os dias 21 e 25 de julho.

Na pesquisa espontânea, quando a lista de candidatos não é previamente apresentada ao entrevistado, Honain aparece com 7,3%, contra 5,5% de Lapena. O atual prefeito Edinho Silva (PT) foi citado por 2,5% — ele não é candidato, mas apoia Honain, que foi secretária de Saúde de sua gestão. Tedde tem 1,7% e os outros candidatos tiveram menos de 1%. Outros 75,4% disseram que não sabem em quem votar ou não responderam.

Apoio

Segundo o levantamento, 24,6% dos entrevistados votariam “com certeza” em um candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Araraquara, 26,5% poderiam votar e 45,1% jamais votariam. Já o apoio de Jair Bolsonaro influenciaria 18,3% dos eleitores. Outros 27,7% disseram que poderiam votar em um postulante endossado pelo ex-presidente e 50,1% jamais votariam.

A chancela do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) “com certeza” seria motivo de voto para 22%. Outros 40% poderiam votar em um candidato apoiado por ele e 33,4% jamais votariam. Conforme a pesquisa, 21,3% votariam em um aliado de Edinho Silva, 37,7% poderiam votar e 37,7% responderam que não votariam.

Continua após a publicidade

Avaliação de Edinho Silva

O Paraná Pesquisas também mediu a popularidade do prefeito: 53,1% aprovam sua gestão, 42% desaprovam e 4,9% não opinaram. Pelo menos 39% dos entrevistados classificam a gestão como ótima ou boa, 29,7% avaliam como regular, 29,6% como ruim ou péssima e 1,7% não opinaram.

A administração de Tarcísio é aprovada por 63,5% dos eleitores de Araraquara e a de Lula, por 48,2%. Outros 47,7% desaprovam a gestão estadual e 47,7% a federal.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.