Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Direita x esquerda: quem levou vantagem no debate nas redes sobre a guerra

Levantamento feito pelo Instituto Democracia em Xeque mostra volume de postagens e interações sobre a guerra em diversos perfis

Por Da Redação Atualizado em 10 Maio 2024, 08h24 - Publicado em 23 out 2023, 18h48

Desde o início do conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas, representantes da esquerda à extrema-direita brasileira se mobilizaram nas redes sociais para debater o assunto, compartilhar informações (ou desinformação) e, claro, tentar obter ganhos políticos. Um levantamento feito pelo Instituto Democracia em Xeque mostra que as menções à guerra foram mais expressivas, em volume e em alcance, em perfis ligados a bolsonaristas.

O monitoramento aponta que políticos, influenciadores e páginas de extrema-direita fizeram 1.190 publicações sobre o assunto e obtiveram 9,9 milhões de interações só no Instagram entre os dias 7 e 19 de outubro. No YouTube, foram 650 vídeos com mais de 16,4 milhões de visualizações.

Já os perfis ligados à esquerda somam 825 posts com 2,7 milhões de interações no Instagram e 271 vídeos com 2,1 milhões de visualizações no YouTube. Apesar do engajamento alto dos dois campos políticos, quem movimentou mais as redes foram os veículos de imprensa — o que mostra que boa parte dos internautas buscou canais mais confiáveis para se informar sobre o conflito.

As contas do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Carla Zambelli (PL-SP), Kim Kataguiri (União-SP), Gustavo Gayer (PL-GO) e Nikolas Ferreira (PL-SP) também aparecem entre as mais movimentadas.

Os principais perfis de esquerda com menções a Israel ou Hamas foram o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos ativistas Ronny Teles e Jones Manoel.

Continua após a publicidade

“Os dados apontam para uma busca expressiva de conteúdos em canais e perfis de imprensa, uma vez que carregam não só credibilidade, mas atualização de informações em tempo real”, afirma Letícia Capone, diretora de Monitoramento do Instituto Democracia em Xeque e pesquisadora do grupo de Comunicação, Internet e Política da PUC-RJ. “A extrema-direita vem usando como narrativa relacionada ao conflito a associação de Lula e da esquerda ao Hamas, enquanto na esquerda sobressaem comentários e elogios à diplomacia brasileira”, completa.

Lula x Bolsonaro

O instituto também comparou Lula e Bolsonaro no Instagram. O ex-presidente obteve maior número de interações – 1,9 milhões em três publicações. Quase 100% do engajamento se deve a um único post, em que ele repudia o ataque do Hamas e  diz ser o “grupo terrorista que parabenizou Luiz Inácio Lula da Silva quando o TSE o anunciou vencedor das eleições de 2022”. Já Lula atingiu 1,1 milhão de interações em cinco publicações.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.