Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

‘Desejo que a gente caminhe junto’, diz Marina sobre apoio de Ciro a Lula

Durante campanha, ex-ministro adotou postura de ataques frontais ao petista e, após apuração dos votos, disse nunca ter visto uma situação 'tão complexa'

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 out 2022, 18h17 - Publicado em 3 out 2022, 16h06

Recém-eleita deputada federal por São Paulo, Marina Silva (Rede) declarou, nesta segunda-feira, 3, que espera contar com o apoio de Ciro Gomes (PDT) à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições.

Neste domingo, 2, o petista teve 48,43% dos votos, contra 43,20% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ciro teve 3,04%, atrás de Simone Tebet, que pontuou 4,16%.

“Tenho o desejo de que a gente caminhe junto, e espero que isso aconteça”, disse a ex-ministra ao ser questionada por jornalistas sobre o eventual papel que terá na aproximação com o pedetista. “Eu, que trabalhei com o Ciro como ministra do Meio Ambiente, o tanto que ele me ajudou quando fui ministra, a relação que criamos. Sei que esse momento aqui é completamente diferente de 2018″, completou.

Marina participa nesta tarde da reunião da cúpula da campanha de Lula – a primeira após o resultado do primeiro turno – em São Paulo, para discutir os próximos passos na investida contra Bolsonaro. Entre as estratégias está o mapeamento de regiões estratégicas em que a vantagem de Lula contra o atual presidente foi baixa – regiões essas que a campanha classifica como passíveis de serem revertidas.

Marina declarou, ainda, que a tarefa de estabelecer o canal com Ciro dependerá de “interlocutores”, que deverão ser aqueles que “têm a melhor potência para o diálogo”.

Continua após a publicidade

Durante a campanha, Ciro adotou uma postura de ataques frontais ao petista e, na conclusão da apuração dos votos, na noite do domingo, não declarou apoio a nenhum dos candidatos vencedores e disse nunca ter visto uma situação “tão complexa”.

“Quero dizer que estou profundamente preocupado com o que está acontecendo no Brasil, nunca vi uma situação tão complexa”, disse.

Relação próxima

Marina e Ciro mantêm uma relação – na medida do possível – amistosa, e a ex-ministra chegou a ser cotada para a posição de vice na chapa do pedetista à Presidência, em meados do ano passado. À época, antes do anúncio da aliança Lula-Alckmin, cogitava-se uma frente ampla formada por partidos de centro e centro-esquerda – entre eles, PDT, PSB, Cidadania e Rede.

Continua após a publicidade

O acordo não vingou – Ciro lançou sua candidatura, Alckmin seguiu como vice de Lula pelo PSB e o Cidadania formou federação com o PSDB. Marina, há três semanas, acabou declarando apoio a Lula.

Outro nome próximo à ex-ministra e que tem boa interlocução com Ciro é a ex-senadora Heloísa Helena (Rede), uma das fundadoras da Rede ao lado de Marina. Heloísa declarou apoio ao pedetista no primeiro turno – no entanto, rompeu há tempos com o PT e com Lula, e já demonstrou sua insatisfação com o apoio firmado pela correligionária ao petista.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.