PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Desafeto, apoiador e desafeto: o vaivém de ex-tucano com Bolsonaro

Arthur Virgílio Neto processa ex-presidente por injúria e difamação

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 Maio 2024, 21h01 - Publicado em 21 set 2023, 11h55

O ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (sem partido-AM) viu na quarta-feira, 20, o seu processo movido contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, no Supremo Tribunal Federal, em 2020, ser remetido à primeira instância.

Naquele ano, durante uma reunião ministerial, cujos conteúdos vieram a público por determinação do então ministro do STF Celso de Mello, o mandatário da República xingou o  ex-tucano de “bosta” ao criticar a atuação do então prefeito da capital do Amazonas em um momento crítico da pandemia. “A despeito da verborreia de turpilóquios, indigna da liturgia do cargo, e de um elevadíssimo grau de paranoia, não há dúvida que o querelado [Bolsonaro] se achava no exercício de suas funções como chefe do Poder Executivo Federal, e ainda, que os atos por ele praticados durante a reunião ministerial não podem ser tidos por estranhos ao exercício de sua função”, diz a defesa do ex-prefeito manauara.

Na ação, o acusador pede a condenação de Bolsonaro por injúria e difamação. O curioso é que depois de ingressar com o processo, Virgílio demonstrou apoio público ao ex-presidente em diversas oportunidades, como durante a eleição presidencial de 2022 e quando o TSE o julgou, em junho passado, por abuso de poder político, cuja sentença determinou a inelegibilidade de Jair Bolsonaro por oito anos.

No mês passado, Arthur Virgílio também foi um dos cidadãos que doaram dinheiro ao ex-mandatário, como forma de ele conseguir pagar multas estabelecidas pela Justiça.

A disputa na Justiça contra o ex-presidente, no entanto, continua.

Continua após a publicidade

 

 

 

 

 

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.