PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Deputado é acusado pela esposa de ameaça, agressão e tentativa de estupro

Candidato a prefeito de São José dos Pinhais (PR), Geraldo Mendes (União) grava vídeo com a mulher dizendo que 'ataques já começaram'

Por Da Redação Atualizado em 10 set 2024, 10h22 - Publicado em 6 set 2024, 15h44

Nos últimos quatro anos, o deputado federal Geraldo Mendes (União Brasil-PR) foi acusado ao menos duas vezes pela esposa por tentativa de estupro, ameaça de morte e agressão. O caso foi revelado pelo jornal Folha de S.Paulo na última quinta-feira, 5, e confirmado pela reportagem de VEJA, que teve acesso aos boletins de ocorrência da Polícia Civil.

Mendes, que é empresário e cumpre atualmente seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, está licenciado desde agosto para disputar a prefeitura de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

A denúncia mais recente de Emiliane Keli da Silva, esposa de Mendes, foi registrada no último dia 25 de março em Curitiba. Segundo o boletim, no dia 17 de março, o deputado invadiu a casa onde a companheira mora com as duas filhas do casal sem avisá-la, encontrou-a deitada e tentou levá-la para outro quarto e obrigá-la a fazer sexo com ele. No dia seguinte, ele voltou a tentar estuprar Emiliane, jogando-a em cima de uma cama e tentando forçá-la a ter relações sexuais.

Ainda de acordo com o registro, no dia 20 do mesmo mês, Geraldo Mendes expulsou Emiliane de uma das empresas que o casal administra e bloqueou as senhas bancárias, impedindo o acesso da esposa às contas conjuntas. “Isso ocorreu porque, segundo a vítima, o noticiado não aceita o fim do relacionamento e tenta utilizar da questão financeira para causar dependência”, consta o boletim. A denúncia acrescenta que o deputado xingou-a de “vagabunda” e disse que ela “não vale nada”.

Agressão e ameaça de morte

A outra queixa obtida por VEJA foi registrada por Emiliane em 12 de setembro de 2020, também em Curitiba. Na ocasião, a empresária relatou que havia tentado terminar o relacionamento com Geraldo três dias antes, e que o companheiro invadiu sua casa, deu um empurrão nela e chamou-a de “filha da p* lazarenta”. Ele acrescentou que “tinha uma arma, que não era pra brincadeira” e que poderia mandar matá-la.

No mesmo relato, Emiliane diz que foi forçada por Mendes a assinar um contrato de união estável com separação total de bens para “não dividir o patrimônio” que o casal construiu gerindo empresas conjuntamente. Em ambos os boletins, consta que a empresária pediu medidas protetivas contra o companheiro — na queixa mais recente, em 2024, ela também solicitou um inquérito policial contra o deputado.

Continua após a publicidade

‘Ataques já começaram’

Nesta sexta-feira, 6, Geraldo Mendes publicou um vídeo intitulado “COMUNICADO OFICIAL” nas redes sociais em que aparece com Emiliane e suas filhas tomando café da manhã. Após as crianças saírem do ambiente, ele pega na mão da esposa e fala sobre “ataques”, sem mencionar diretamente as denúncias feitas contra ele.

“Estou aqui dialogando sobre política com minha esposa”, diz o deputado, ao lado de Emiliane. “Amor, infelizmente os ataques já começaram e nós temos que estar aqui unidos e fortes”, continua.

“Fica tranquilo, amor. Nós somos casados há doze anos e já passamos por tantas coisas juntos, agora o importante é trabalharmos juntos e unidos”, responde a companheira.

Em resposta ao jornal Folha de S. Paulo, a defesa do deputado diz que as brigas foram “um dissabor do casal” e que Emiliane enviou um documento só Ministério Público dizendo que registrou as queixas “sob forte emoção”.

Continua após a publicidade

Outro lado

Leia, na íntegra, a nota enviada a VEJA pela assessoria de campanha de Geraldo Mendes:

“Ataques pessoais da Velha Política atacam Deputado Federal Geraldo Mendes

A velha política está tentando respirar em São José dos Pinhais, cidade da Região Metropolitana de Curitiba, conforme a eleição municipal de seis de outubro de 2024, com a disseminação da fake News contra a família do deputado federal Geraldo Mendes, do União Brasil, favorito para levar a chave da prefeitura.

Com a campanha de Geraldo Mendes nas ruas, o candidato teve um crescimento popular e reverteu o jogo do favoritismo, e os adversários deixaram de lado as proposições e passaram a ataques pessoais, com foco na destruição de reputações.

Continua após a publicidade

Para o deputado federal Geraldo Mendes (UB), candidato a prefeito da cidade, a população de São José dos Pinhais será a grande prejudicada pelo baixo nível da eleição. ‘A democracia é a grande derrotada quando ataques pessoais viram prioridade em uma eleição.’

‘Claramente, os meu adversários políticos, incomodados com minha crescente popularidade, tentam desviar o foco da campanha, utilizando essas alegações sem fundamentos como uma ferramenta para atacar minha imagem e abalar minha trajetória de trabalho sério e dedicação ao município’, destaca o candidato.

‘É uma estratégia baixa para desviar o foco do debate sobre as verdadeiras questões que afetam a população. A partir de agora, quero falar somente sobre temas que realmente importam: ampliação de programas sociais, melhorias na infraestrutura, defesa dos animais, educação, saúde e proteção dos direitos dos cidadãos de São José dos Pinhais’, completa Geraldo.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.