Delator amigo de Lula faz doação generosa ao PT
José Seripieri Filho, fundador da Qualicorp e dono da QSaúde, repassou R$ 660.000 reais ao partido na reta final do primeiro turno
O empresário José Seripieri Filho, fundador da rede Qualicorp e dono da QSaúde, ascendeu no ranking de financiadores de campanhas e partidos políticos na semana passada. Amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e delator, Seripieri repassou na última terça, 27, 660.000 reais ao PT, por meio de uma transferência eletrônica.
Com a doação aos cofres petistas, o empresário atingiu 1,3 milhão de reais injetados nas eleições deste ano – o PSD havia recebido dele 400.000 reais e a deputada estadual eleita Thainara Faria (PT-SP), 300.000 reais. José Seripieri ocupa a 25ª posição entre os doadores de campanha, no momento.
O empresário costumava receber Lula em uma mansão de veraneio que tem em Angra dos Reis (RJ), onde o petista passou ao menos dois Réveillons com a família, entre 2014 e 2015, além de ceder um helicóptero e um jatinho para transporte do ex-presidente pelo país.
O helicóptero do empresário, aliás, é o mesmo que caiu na Grande São Paulo, em abril de 2015, em acidente que matou Thomaz Alckmin, filho do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), hoje vice de Lula, e mais quatro pessoas. Seripieri deixou a diretoria e o conselho da Qualicorp em 2019.
Preso em uma Operação da PF em junho de 2020, que apurava pagamentos ilícitos à campanha do senador José Serra, José Seripieri Filho fechou uma delação premiada, homologada pelo STF em dezembro de 2020.