De ministros a prefeitos, quem vai à ‘churrascada’ de deputado em Brasília
Fernando Marangoni (União -SP) espera ao menos 2.000 pessoas para evento na Asa Sul de Brasília

Nesta quinta-feira, 21, a partir das 20h, integrantes do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e prefeitos de diversas regiões do Brasil são aguardados na segunda churrascada organizada pelo deputado federal Fernando Marangoni (União-SP), na Asa Sul da capital federal. Na lista dos que devem comparecer estão os ministros Frederico de Siqueira Filho (Comunicações), Alexandre Padilha (Saúde), e Celso Sabino (Turismo). No total, o evento deve reunir 2.000 pessoas — 500 a mais do que o registrado no evento do ano passado.
Apesar de ter entrada gratuita, o encontro foi organizado sob adesão, via aplicativo. Foram convidados ministros, senadores, presidentes de partido, parlamentares e políticos de todo o Brasil que já estão ou estarão em Brasília para a Marcha de Prefeitos organizada, anualmente, pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Segundo Marangoni, o evento é custeado com o apoio de parceiros da iniciativa privada. Neste ano, as atrações principais do encontro serão a dupla Thaeme & Thiago, Mariana Fagundes e Luís Henrique e Leo. Em 2024, o parlamentar decidiu promover a “churrascada”, a fim de oferecer um ambiente amistoso para receber prefeitos de diferentes partes do Brasil e possibilitar acesso a ministros e a deputados. O presidente da Executiva Nacional do União Brasil, Antônio Rueda, e o presidente nacional do PP, Maurício Neves, que trabalham a fusão dos dois partidos, também estarão no encontro.
“Muitos prefeitos não conseguem ter acesso a deputados e a ministros. A agenda, muitas vezes, é apertada e os recursos são escassos. Então, pensei em fazer um evento em que eu pudesse convidar todo mundo, independentemente de partido. Pela procura para as inscrições, tenho certeza que neste ano vamos ter uma boa adesão”, afirmou Marangoni.
O deputado também aguarda presença de Roberto José Silveira, presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Pedro Lucas Fernandes, líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, e Rogério Barzellay, presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).