Datafolha: Zema mantém vantagem e venceria no primeiro turno em MG
Governador oscilou dois pontos para cima, assim como o rival Alexandre Kalil, e tem 58% dos votos válidos

O Datafolha divulgou nesta quinta-feira, 29, a penúltima pesquisa sobre a disputa pelo governo de Minas Gerais antes do primeiro turno. O levantamento mostra que o atual governador, Romeu Zema (Novo), continua na frente, com 50% das intenções de votos totais. O seu principal adversário, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), tem 30%. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.
Ambos oscilaram dois pontos positivamente em comparação com a última pesquisa do mesmo instituto, do dia 22 de setembro. Há uma semana, Zema tinha 48% contra 28% de Kalil. Até a estagnação de hoje, o ex-prefeito vinha diminuindo a diferença para o governador.
O Datafolha deixa claro que Zema é favorito para encerrar a disputa no primeiro turno, uma vez que chega a 57% dos votos válidos — para encerrar a disputa de primeira, é necessária a metade dos votos válidos mais um. Nessa conta, Kalil tem 34%.
Em seguida vem o senador Carlos Viana (PL), que continua nos 4% nos votos totais e 5% nos válidos, as mesmas porcentagens da semana passada. Viana tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apoia Kalil. Demais candidatos não passam de 1%.
Na conta dos votos totais, são 6% de brancos e nulos (eram 8% na pesquisa anterior) e 7% de indecisos, dois pontos percentuais abaixo da última pesquisa.
Também foi feita uma simulação de segundo turno entre Zema e Kalil. Nesse caso, o governador venceria por 55% a 37% — era 55% a 36% no último levantamento, o que não representa uma mudança significativa.
A pesquisa foi feita por meio de entrevistas presenciais com 1.500 eleitores entre os dias 27 e 29 de setembro e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº MG-09084/2022.