Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Criticado nas redes, Bolsonaro resolve dizer o que está fazendo pela Bahia

Presidente, que foi alvo de críticas por estar de férias em Santa Catarina durante caos no estado nordestino, diz que ministérios estão atuando na tragédia

Por Da Redação Atualizado em 28 dez 2021, 13h24 - Publicado em 28 dez 2021, 11h11

Jair Bolsonaro sentiu o golpe. Criticado fortemente nas redes sociais durante o dia de ontem por ter viajado em férias para Santa Catarina enquanto a Bahia enfrenta a maior tragédia climática de sua história – a hashtag #BolsonaroVagabundo ficou entre as principais do Twitter –, o presidente resolveu dizer o que está fazendo.

E o fez por meio de dois posts publicados na manhã desta terça-feira, 28, no Twitter. No primeiro, diz que editou uma Medida Provisória liberando 200 milhões de reais para a reconstrução de estradas prejudicadas pelas chuvas – desse total, 80 milhões da verba vai para a região Nordeste.

No segundo tuíte, disse que os ministérios estão atuando na tragédia baiana e listou as pastas  do Desenvolvimento Regional e Cidadania, além da Caixa Econômica Federal e a Secom (Secretaria Especial de Comunicação da Presidência), que divulga os atos do governo.

Continua após a publicidade

A reação federal foi concretizada com o sobrevoo das áreas atingidas pelas chuvas feito nesta manhã pelos ministros Marcelo Queiroga (Saúde), João Roma (Cidadania) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional).

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), reclamou do valor destinado pelo presidente ao estado e pediu mais dinheiro. Durante uma coletiva de imprensa ao lado de representantes do governo federal, o petista disse que a verba não é suficiente.

“Eu queria fazer um apelo porque não é possível recuperar as estradas federais com 80 milhões para o Nordeste, 80 milhões não dá para recuperar nem (as estradas federais) da Bahia”, disse Costa. O texto da MP não detalha para quais estados o dinheiro será distribuído mas, em uma nota, a Secretaria-Geral da Presidência listou apenas a Bahia entre os estados do Nordeste como destino dos 80 milhões de reais.

Continua após a publicidade

Até agora, de concreto, além da MP liberando verba para as estradas, o governo federal disponibilizou 19 milhões de reais por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional e anunciou a criação de uma operação conjunta com o governo da Bahia, capitaneada pela Defesa Civil Nacional a partir de uma base em Ilhéus.

Segundo a pasta, três aeronaves da Defesa Civil e uma da Polícia Rodoviária Federal estão prestando assistência aos municípios afetados, como a distribuição de alimentos e insumos e a retirada de moradores de áreas isoladas. A Secom anunciou também que as Forças Armadas serão mobilizadas para a operação.

Continua após a publicidade

Popularidade

Vale lembrar que a Bahia é, tradicionalmente, um dos estados que mais rejeitam Bolsonaro e sua administração. Levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre 24 e 28 de novembro mostra que 57,7% consideram o seu governo ruim ou péssimo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.