Criticado nas redes, Bolsonaro resolve dizer o que está fazendo pela Bahia
Presidente, que foi alvo de críticas por estar de férias em Santa Catarina durante caos no estado nordestino, diz que ministérios estão atuando na tragédia
Jair Bolsonaro sentiu o golpe. Criticado fortemente nas redes sociais durante o dia de ontem por ter viajado em férias para Santa Catarina enquanto a Bahia enfrenta a maior tragédia climática de sua história – a hashtag #BolsonaroVagabundo ficou entre as principais do Twitter –, o presidente resolveu dizer o que está fazendo.
E o fez por meio de dois posts publicados na manhã desta terça-feira, 28, no Twitter. No primeiro, diz que editou uma Medida Provisória liberando 200 milhões de reais para a reconstrução de estradas prejudicadas pelas chuvas – desse total, 80 milhões da verba vai para a região Nordeste.
– Acompanhe ações que vem ocorrendo há mais de uma semana sobre o assunto nas redes sociais: @mdregional_br @MinCidadania @Caixa @rogeriosmarinho @joaoromaneto @secomvc @govbr
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) December 28, 2021
No segundo tuíte, disse que os ministérios estão atuando na tragédia baiana e listou as pastas do Desenvolvimento Regional e Cidadania, além da Caixa Econômica Federal e a Secom (Secretaria Especial de Comunicação da Presidência), que divulga os atos do governo.
A reação federal foi concretizada com o sobrevoo das áreas atingidas pelas chuvas feito nesta manhã pelos ministros Marcelo Queiroga (Saúde), João Roma (Cidadania) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional).
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), reclamou do valor destinado pelo presidente ao estado e pediu mais dinheiro. Durante uma coletiva de imprensa ao lado de representantes do governo federal, o petista disse que a verba não é suficiente.
“Eu queria fazer um apelo porque não é possível recuperar as estradas federais com 80 milhões para o Nordeste, 80 milhões não dá para recuperar nem (as estradas federais) da Bahia”, disse Costa. O texto da MP não detalha para quais estados o dinheiro será distribuído mas, em uma nota, a Secretaria-Geral da Presidência listou apenas a Bahia entre os estados do Nordeste como destino dos 80 milhões de reais.
Bom dia!
Governo do PR @jairbolsonaro em operação conjunta p/ oferecer socorro aos municípios baianos. Vamos sobrevoar a região afetada pelas fortes chuvas no sul da Bahia e levar todo o apoio da FORÇA NACIONAL DO #SUS. 🇧🇷@rogeriosmarinho @joaoromaneto @DamaresAlves @Marceloscf2 pic.twitter.com/wCnhVJfHYy— Marcelo Queiroga (@mqueiroga2) December 28, 2021
Até agora, de concreto, além da MP liberando verba para as estradas, o governo federal disponibilizou 19 milhões de reais por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional e anunciou a criação de uma operação conjunta com o governo da Bahia, capitaneada pela Defesa Civil Nacional a partir de uma base em Ilhéus.
Segundo a pasta, três aeronaves da Defesa Civil e uma da Polícia Rodoviária Federal estão prestando assistência aos municípios afetados, como a distribuição de alimentos e insumos e a retirada de moradores de áreas isoladas. A Secom anunciou também que as Forças Armadas serão mobilizadas para a operação.
Popularidade
Vale lembrar que a Bahia é, tradicionalmente, um dos estados que mais rejeitam Bolsonaro e sua administração. Levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre 24 e 28 de novembro mostra que 57,7% consideram o seu governo ruim ou péssimo.