Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

CPI da Pandemia aprova nova convocação de Marcelo Queiroga

Ministro da Saúde será ouvido em data que será definida pelo senador Omar Aziz, presidente do órgão colegiado

Por Caíque Alencar Atualizado em 7 out 2021, 12h28 - Publicado em 7 out 2021, 11h32

A CPI da Pandemia convocou nesta quinta-feira, 7, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para prestar novo depoimento ao órgão colegiado. A data para ouvir o chefe da pasta será definida pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da comissão. A votação do pedido de convocação, de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), ocorreu antes do início das inquirições do ex-médico da Prevent Senior, Walter Correa de Souza Netto, e do paciente Tadeu Frederico de Andrade.

No requerimento protocolado junto à CPI, Vieira afirma que a convocação de Queiroga é necessária “para que seja possível esclarecer recente recomendação do Ministério da Saúde para que Estados e Municípios suspendam a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos, bem como para que preste informações acerca
do planejamento vacinal para o ano de 2022″. “Ministro, se o senhor passou quinze dias nos Estados Unidos e já está aqui no Brasil é porque o senhor teve a oportunidade de tomar a vacina. Por isso é que o senhor está vivo”, disse Aziz. Essa será a terceira vez que o ministro vai depor à CPI.

A convocação de Queiroga foi aprovada dois dias após a comissão pedir informações ao Ministério da Saúde sobre o planejamento para vacinação contra a Covid-19 em 2022 – ele tinha 48 horas para dar resposta. Antes do pedido, a CPI havia desistido de reconvocar Queiroga diante da falta de consenso entre os integrantes. “Nós não vamos mais ouvir o Queiroga, mas temos muita coisa a perguntar para ele. Então o ideal é que nós aprovemos questionários e esses questionários sejam mandados ainda hoje que nós temos tenhamos essa resposta até o final da semana”, afirmou o relator Renan Calheiros (MDB-AL) na ocasião.

Nesta quinta-feira, 7, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), órgão consultivo do Ministério da Saúde, retirou da pauta a análise de um estudo de especialistas contra o uso de cloroquina contra a Covid-19 – o remédio já teve comprovada cientificamente sua ineficácia no combate à doença.

Queiroga retornou ao Brasil na última segunda-feira, 4, quatorze dias após anunciar que tinha contraído a Covid-19 e de cumprir o isolamento em um hotel de Nova York, nos Estados Unidos – ele desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos e, da cidade paulista, seguiu em outro voo para Brasília.CPI da Pandemia aprova nova convocação de Marcelo QueirogaCPI da Pandemia aprova nova convocação de Marcelo Queiroga O ministro testou positivo durante viagem ao país para participar da Assembleia-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.