Cláudio Castro é um dos favoritos em disputa por vaga no Senado em 2026
Levantamento sobre a disputa eleitoral no Rio de Janeiro foi divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), deverá tentar uma das duas vagas ao Senado que estarão em disputa pelo estado nas eleições de 20256, mas não terá vida fácil, segundo levantamento feito entre os dias 31 de março e 4 de abril pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta segunda-feira, 7.
De acordo com a pesquisa, a corrida ao Senado seria liderada pelo atual senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que terá que renovar o seu mandato em 2026, com 41,7% das intenções de voto.
Cláudio Castro aparece na sequência, com 31,3%, mas empatado tecnicamente com a deputada e ex-governadora Benedita da Silva (PT), que teria 27,1% da preferência do eleitor — a margem de erro é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos.
Depois, surgem com boa pontuação na disputa o ex-deputado federal Alessandro Molon (PSB), a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco (PT), e o deputado federal Pedro Paulo (PSD) — veja quadro completo abaixo.

Aprovação
Um dos desafios de Cláudio Castro é melhorar a avaliação de seu governo. Segundo o Paraná Pesquisas, a população do Rio de Janeiro está dividida em relação ao seu trabalho: 48,3% aprovam a gestão, enquanto 47,4% desaprovam e outros 4,3% não souberam ou não quiseram responder.
Quando questionados sobre como avaliam o mandato de Castro, 28,4% dizem que ele é ótimo ou bom, enquanto 35,1% o classificam como ruim ou péssimo e o mesmo percentual, como regular (veja quadro abaixo).
Pesquisa – Avaliação do governado Cláudio Castro – Rio de Janeiro
Sucessão
A mesma pesquisa projetou como seria a corrida eleitoral pela sucessão de Cláudio Castro em 2026 — como está no segundo mandato, ele não poderá disputar a reeleição. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), é o franco favorito para vencer a eleição para o governo do estado.
De acordo com o levantamento, no cenário principal, Paes teria 48,9% das intenções de voto, muito à frente do segundo pelotão, que tem o deputado federal Tarcísio Motta (PSOL), com 8,7%; Rodolfo Landim, ex-presidente do Flamengo (8,5%); e o presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Bacellar (União Brasil), com 8,2% — os três estão empatados na margem de erro de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos.
O vice-governador Tiago Pampolha (MDB) aparece na sequência, com 3,6% — veja quadro completo abaixo.

Em um segundo cenário, Paes também lidera com larga vantagem, com 49,9% das intenções de voto, bem à frente de Washington Reis (MDB), ex-prefeito de Duque de Caxias, que tem 9,5%; e de Rodolfo Landim e Tarcísio Motta (ambos com 8,9%) — veja quadro completo abaixo.

Pesquisa
O levantamento foi feito com 1.680 eleitores de sessenta municípios do Rio de Janeiro.