Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Ciro Gomes é hostilizado por bolsonaristas em SP e reage com insultos

Presidenciável troca ofensas com manifestantes favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro durante visita à Agrishow, em Ribeirão Preto

Por Redação Atualizado em 28 abr 2022, 19h24 - Publicado em 28 abr 2022, 19h23

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) foi hostilizado nesta quinta-feira, 28, e reagiu, também de forma hostil, a apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) durante visita à Agrishow, uma das principais feiras agropecuárias do país e da América Latina, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. O local havia sido visitado por Bolsonaro na segunda-feira, 25.

Ao caminhar pelo evento, o pedetista foi provocado aos gritos de “Bolsonaro” e “mito” — uma referência comum entre os bolsonaristas para saudar o presidente. Ciro retrucou insultando um dos manifestantes. “Mito? Ele roubou a sua mãe ou comeu ela”, afirmou. Na sequência, disparou outros insultos como “babaca” e “vai tomar no c..” para um manifestante.

Vídeos que circulam pela internet mostram que em um outro momento ele chegou a ser contido por pessoas que o acompanhavam quando ia em direção a um apoiador que o hostilizava.

No perfil de Ciro no Twitter, a sua assessoria postou que o presidenciável “foi insultado e sofreu tentativas de agressão física por militantes bolsonaristas”. “Os agressores agiram com violência e com profundo preconceito contra nordestinos, atacando com forte conotação racista a sua origem cearense. Ciro reagiu à altura e lamenta ter sido forçado a agir com veemência”, afirma o texto.

Em alguns vídeos é possível ouvir manifestantes gritando as palavras “Nordeste” e “Paraíba”, mas não quais foram as frases completas ditas ao presidenciável. Apesar de sua família paterna ser de Sobral (CE), Ciro nasceu em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo. Ele, no entanto, fez carreira política no Ceará e foi prefeito de Fortaleza, governador e senador pelo estado.

Continua após a publicidade

https://twitter.com/cirogomes/status/1519792066733260801?s=20&t=yCFH9go5-9hRtOCVoUn8jA

Na nota divulgada no Twitter, a assessoria de Ciro afirma, ainda, que o pré-candidato “entende que esse tipo de comportamento fascista deve ser enfrentado, ou as milícias bolsonaristas se sentirão no direito de atacar a todos, inclusive a quem não consiga se defender”.

https://twitter.com/mclaucarvalho/status/1519770279937036289?s=20&t=yCFH9go5-9hRtOCVoUn8jA

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.