Ciro fala em ser candidato, dispara baixarias e será processado pelo PT
Em poucos minutos, ex-governador do Ceará acusou de crimes sexuais o atual ministro da Educação, Camilo Santana, e a prefeita de Crateús, Janaína Farias

A festa de aniversário realizada em uma fazenda no município de Capistrano (a 100 km de Fortaleza) para o ex-prefeito da capital cearense Roberto Cláudio (sem partido) ganhou repercussão nacional. Os holofotes, no entanto, não foram para o aniversariante que chegou aos 50 anos, mas para o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes (PDT).
O pedetista — ou quase ex-pedetista — está de malas prontas para o PSDB e não descarta alianças até com bolsonaristas para bater de frente com o PT nas eleições do ano que vem. Em poucos minutos, aos discursar para aliados durante a festa de sexta-feira, 15, Ciro atacou o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), a ex-senadora Janaína Farias (PT), atual prefeita de Crateús (350 km de Fortaleza), e o deputado federal José Guimarães (PT). Em resposta, ao menos Santana e Janaína devem entrar com ações contra o desafeto na Justiça.
Na gravação que circula pelas redes sociais, Ciro cita nominalmente o ministro do governo Lula, mas não fala o nome da prefeita e do deputado. “Todas as delegacias de educação estão loteadas pelo senhor da cueca que também quer ser senador pelo Ceará. Também pudera, a pessoa que recrutava moças pobres de boa aparência para fazer o serviço sexual sujo do senhor Camilo Santana virou senadora do Ceará e agora é prefeita de um município do Ceará”, afirmou o ex-governador (veja abaixo).
Posteriormente, Ciro dá sinais de que disputará as eleições do ano que vem, mas não deixa claro se poderá concorrer novamente à Presidência da República ou disputar o governo do Cerará — ele já foi chefe do Poder Executivo local entre 1991 e 1994. “E isso é um desafio. Meus queridos amigos estão me chamando para encarar. É para eu encarar? Então, eu vou encarar”, afirmou.
Ao menos dois processos na Justiça
A prefeita de Crateús, Janaína Farias, deve entrar com ação contra o ex-senador Ciro Gomes nas próximas semanas. Não se sabe ao certo se na esfera cível ou criminal — ou nas duas.
Em nota, ela afirmou que foi covardemente atacada por uma “figura conhecida por agredir moralmente as pessoas e, principalmente, as mulheres. Inclusive, ele já foi condenado por ataques desse tipo. Um misógino que, cada vez mais, diante de seu fracasso político, busca atingir a honra das pessoas, de forma irresponsável e inconsequente”. O ministro Santana também afirmou que Ciro deverá prestar contas à Justiça diante de suas declarações. Apenas Guimarães não demonstrou — até o momento — se processará o ex-ministro.
O atual governador cearense é Elmano de Freitas (PT), eleito em 2022. Ele poderá disputar a reeleição no ano que vem e, segundo movimentação política local, deve contar com o apoio do PDT. Esta possível aliança seria o estopim para o ex-governador Ciro Gomes buscar abrigo em outra legenda e retornar para o PSDB depois de quase três décadas.
Candidato ou não, Ciro Gomes precisa saber que os eleitores estão cansados de ataques e polarização, como mostrou em junho pesquisa Genial/Quaest ao apontar que 40% dos entrevistados temem continuidade de Lula e outros 45% dizem ter medo de um retorno de Bolsonaro.