Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Carlos Bolsonaro na mídia mundial: pitbull, Rolls-Royce e família enrolada

Ação contra o filho Zero Dois de Bolsonaro foi notícia nos principais jornais do mundo, como o americano 'The Washington Post' e o britânico 'The Guardian'

Por Bruno Caniato Atualizado em 8 Maio 2024, 16h31 - Publicado em 29 jan 2024, 15h54

A operação da Polícia Federal deflagrada nesta segunda-feira, 29, contra o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) chegou às manchetes da imprensa internacional. Diversos veículos ao redor do mundo noticiaram as investigações contra o filho Zero Dois do ex-presidente Jair Bolsonaro, suspeito de envolvimento com um esquema de espionagem ilegal conduzido pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O jornal americano The Washington Post, um dos mais influentes do mundo, reproduziu uma matéria da agência internacional The Associated Press, quer relatou a apuração sobre uma “organização criminosa” que atuaria dentro da Abin para “usar os instrumentos e serviços da agência para fins políticos e ganho pessoal”. A reportagem menciona tentativas de “interferência em investigações policiais” e cita inquéritos envolvendo outros dois filhos de Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Jair Renan

Na Reuters, maior agência de notícias do mundo, a notícia sobre as buscas realizadas nos imóveis ligados a Carlos menciona o inquérito em andamento no Supremo Tribunal Federal por “supostamente comandar uma fábrica de fake news de dentro do Palácio do Planalto”, em referência às investigações do chamado “gabinete do ódio”. O texto inclui a publicação do advogado da família Bolsonaro, Fabio Wajngarten, que nega a apreensão de um computador de Carlos e informa que “Bolsonaro e seus filhos não estavam presentes em sua casa de praia em Angra dos Reis (RJ) porque haviam saído para pescar” — em referência à ida dos policiais ao imóvel de veraneio da família, onde estavam Jair, Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro.

O evento repercutiu, ainda, no jornal britânico The Guardian, que noticiou a operação e relembrou que Carlos desfilou no Rolls-Royce presidencial durante a posse do pai, em 2019. “Bolsonaro chama Carlos de ‘meu pitbull'”, acrescenta a reportagem, incluindo comentários publicados nas redes sociais pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação (Secom), Paulo Pimenta.

Repercussão na Argentina

Outro veículo que noticiou a investigação contra Carlos Bolsonaro foi o argentino El Clarín, maior jornal em circulação do país vizinho. “Espionagem ilegal no Brasil: Polícia invade casa e escritório de um dos filhos de Jair Bolsonaro”, publicou na manchete o canal argentino. Além de explicar a investigação da PF, o Clarín acrescenta que o ex-presidente “enfrenta vários processos judiciais; entre eles, a tentativa de golpe de 8 de janeiro do ano passado, quando milhares de seus simpatizantes invadiram e destruíram as sedes dos Três Poderes para derrubar Lula”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.