Cabos eleitorais em 2024, Lula e Tarcísio empatam na aprovação em SP
Levantamento do Paraná Pesquisas aponta mesma margem de popularidade na capital paulista
Às vésperas das eleições municipais de 2024, os dois principais cabos eleitorais para a Prefeitura de São Paulo compartilham o mesmo nível de popularidade na capital paulista. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 55,1% de aprovação entre os paulistanos, enquanto o governador Tarcísio de Freitas aparece com 52,5%, segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira, 13.
Considerando a margem de erro de 3,1 pontos percentuais, Lula e Tarcísio se posicionam em empate técnico na aprovação de suas administrações. O apoio do presidente será crucial para o desempenho de Guilherme Boulos (PSOL) na corrida municipal, enquanto o governador deve endossar a candidatura do prefeito Ricardo Nunes (MDB) à reeleição.
Na mesma linha, os chefes do Executivo federal e estadual têm grau de rejeição bastante similar em São Paulo: o governo Lula é desaprovado por 42% dos entrevistados, enquanto 43,8% dos participantes da pesquisa reprovam a gestão de Tarcísio.
A avaliação é semelhante até dentro dos grupos de apoiadores: 12,2% consideram a administração do petista “ótima” e 24,5% classificam como “boa”, enquanto o governo pontua 11,1% e 25,1%, respectivamente.
Avaliação dos candidatos
No mesmo levantamento, o Paraná Pesquisas perguntou sobre o potencial eleitoral dos quatro principais candidatos às eleições de 2024 na capital paulista: Guilherme Boulos, Ricardo Nunes, Tabata Amaral (PSB) e Ricardo Salles (PL). A maior aprovação é de Boulos, com 18,5% dos entrevistados respondendo que “com certeza” votariam nele, seguido por Nunes (12,7%), Tabata (5%) e Salles (4,4%).
Já nos índices de rejeição, o pior classificado é Salles, com 43,6% dos participantes afirmando que “não votaria de jeito nenhum”; em seguida vêm Boulos (39,3%), Nunes (38,4%) e Tabata (35,2%). A pesquisa mostra, ainda, que Nunes derrotaria Boulos por uma margem acirrada em eventual segundo turno: o emedebista levaria 41,3% dos votos, contra 39,8% do deputado psolista.
Em relação à avaliação de Ricardo Nunes, que disputa um segundo mandato à frente do Executivo municipal, os indicadores são bastante parecidos com os de Lula e Tarcísio: 55,3% dos moradores da capital aprovam a gestão do atual prefeito, enquanto 41,1% reprovam sua administração.
Ranking dos candidatos
Confira, abaixo, as respostas detalhadas dos moradores de São Paulo sobre os candidatos a prefeito:
- Guilherme Boulos: 18,5% “votariam com certeza”; 38,2% “poderiam votar”; 39,3% “não votariam de jeito nenhum”
- Ricardo Nunes: 12,7% “votariam com certeza”; 44,8% “poderiam votar”; 38,4% “não votariam de jeito nenhum”
- Tabata Amaral: 5% “votariam com certeza”; 48,4% “poderiam votar”; 35,2% “não votariam de jeito nenhum”
- Ricardo Salles: 4,4% “votariam com certeza”; 33,6% “poderiam votar”; 43,6% “não votariam de jeito nenhum”