Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Bolsonaro recebe Tereza Cristina e Ciro em meio a crise entre PP e PL

Segundo interlocutores, conversa envolveu discussão sobre disputa à prefeitura de Campo Grande

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 jul 2024, 17h53 - Publicado em 10 jul 2024, 17h27

Os senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Tereza Cristina (PP-MS), dois dos principais nomes do partido, reuniram-se nesta quarta-feira, 10, com o ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília.

O trio posou para fotos na sede do PL e, segundo interlocutores, a investigação sobre as joias sauditas envolvendo Bolsonaro e ex-auxiliares não foi mencionada na conversa. Isso porque o encontro, marcado desde a última semana, teve como objetivo discutir estratégias para as eleições municipais deste ano.

Em Campo Grande, reduto de Tereza Cristina, movimentações envolvendo o PP e uma aliança do PL com o PSDB têm inflamado a disputa. O encontro desta quarta-feira teria sido uma forma de demonstrar que, apesar das costuras em nível municipal, o PP está com Bolsonaro. Tanto Ciro quanto Tereza foram ministros do ex-presidente, chefiando as pastas da Casa Civil e da Agricultura, respectivamente.

Na última semana, o partido de Bolsonaro indicou apoio ao pré-candidato do PSDB à prefeitura da capital sul-mato-grossense, Beto Pereira. O acordo, dizem aliados, foi costurado pelo ex-governador do estado Reinaldo Azambuja (PSDB), que deve migrar para o PL e pleitear uma vaga no Senado em 2026. A decisão da cúpula do PL enfureceu o deputado federal Marcos Pollon (PL-MS), que publicou um vídeo dizendo que jamais apoiaria um tucano e lançando-se pré-candidato à vaga. O posicionamento fez com que a direção do partido o afastasse do comando estadual da sigla.

Continua após a publicidade

O PP de Ciro e Tereza também tem um nome à prefeitura de Campo Grande, a atual prefeita Adriane Lopes (PP). O PL, inclusive, havia sinalizado anteriormente que apoiaria a reeleição de Adriane, escolha de Tereza Cristina, mas acabou mudando de posicionamento após as negociações entre Azambuja e o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto.

Eleições

A eclosão de mais um escândalo envolvendo Bolsonaro acendeu o alerta no PL. Como mostra a edição de VEJA desta semana, o partido tem como meta eleger número recorde de prefeituras neste ano, a princípio com candidaturas embaladas pela popularidade do ex-presidente.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.