Bolsonarista lidera disputa pela prefeitura de Santos
No cenário mais provável, Rosana Valle (PL) tem vantagem contra o prefeito Rogério Santos (Republicanos), segundo o Paraná Pesquisas
A menos de quatro meses das eleições municipais, as pesquisas apontam que a prefeitura de Santos continuará sob comando da direita pelos próximos quatro anos. A preferência do eleitorado, contudo, se divide entre três nomes da oposição: Rosana Valle (PL), o atual prefeito Rogério Santos (Republicanos) e o ex-prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). É o que indica levantamento divulgado nesta quinta-feira, 13, pelo instituto Paraná Pesquisas.
No primeiro cenário elaborado pelo levantamento, a deputada federal Rosana Valle, presidente do PL Mulher, aparece na liderança com 39,9% das intenções de voto, contra 25,8% de Rogério Santos, atual mandatário do Executivo municipal. Em terceiro lugar está a ex-prefeita Telma de Souza (PT), com 17,0%, que abre larga vantagem contra a vereadora Débora Camilo (PSOL), que pontua 3,8% na pesquisa.
O quadro que se desenha em Santos é praticamente o mesmo do estudo publicado pelo Paraná Pesquisas em maio, quando Rosana Valle somava 36,1% dos eleitores e Rogério Santos ficava com 27,0%. Se o panorama persistir até outubro, o pleito municipal deve testar a influência dos dois principais cabos eleitorais da direita paulista — o ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado da deputada federal, e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que apoia a reeleição do prefeito.
Outro cenário
Em cenário alternativo simulado pelo Paraná Pesquisas, o nome de Rogério Santos sai da disputa para dar lugar a Paulo Alexandre Barbosa, ex-prefeito de Santos por dois mandatos. Nesta alternativa, Rosana Valle ficaria com 36,0% dos votos e o tucano com 35,5%, tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 3,5 pontos percentuais.
Barbosa foi condenado pela Justiça de São Paulo por improbidade administrativa com dano ao erário e, em um primeiro momento, perdeu os direitos políticos, mas ainda pode recorrer e disputar e eleição.
O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 800 eleitores em Santos, entre os dias 7 e 12 de junho de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.