Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho e Isabella Alonso Panho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Ataque hacker atinge sistemas do governo e afeta nove ministérios

Ministério da Gestão informou que serviços ofertados ao cidadão não foram afetados; PF foi acionada

Por Da Redação Atualizado em 24 jul 2024, 19h41 - Publicado em 24 jul 2024, 18h06

O governo federal foi vítima de um ataque hacker nesta quarta-feira, 24. Segundo o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, o incidente atingiu o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Multiórgão e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional.

O sistema é responsável pelo andamento eletrônico de processos administrativos de nove ministérios e dois outros órgãos. As plataformas estão fora do ar desde manhã. Segundo a pasta, os serviços ofertados ao cidadão pelo portal Gov.BR não foram afetados. “As equipes de TI já estão tratando o incidente para que os serviços sejam restabelecidos o mais breve possível”, diz o comunicado.

A Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foram acionados para investigar as causas e eventuais responsáveis pela invasão. 

Foram atingidos os ministérios da Gestão, da Fazenda, dos Povos Indígenas, do Planejamento e Orçamento, do Desenvolvimento, do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, da Previdência Social, da Igualdade Racial, das Mulheres, além da Casa da Moeda Brasileira e do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).

Continua após a publicidade

O SEI, criado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos. O sistema faz parte do Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa colaborativa de vários órgãos e entidades da administração pública, com o objetivo de estabelecer uma infraestrutura pública para processos e documentos administrativos eletrônicos.

Em abril, criminosos invadiram o sistema de administração financeira do governo, o Siafi, usado na execução de pagamentos. Na ocasião, 3,5 milhões foram desviados e houve 200 tentativas de pagamentos ilegais. Em 2021, o Ministério da Economia, então chefiado por Paulo Guedes, informou que a rede interna do Tesouro Nacional havia sido alvo de um ataque hacker. 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.