Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

As ‘novas-velhas’ fake news bolsonaristas que Lula tenta combater

Relançamento do programa Minha Casa, Minha Vida está no alvo da tropa de choque do ex-presidente

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 16 fev 2023, 16h54 - Publicado em 16 fev 2023, 12h39

Após um começo conturbado, marcado pela intentona golpista de apoiadores de Jair Bolsonaro, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva investe no pacote de bondades para marcar o início da gestão. Já anunciou, por exemplo, o reajuste do salário mínimo e das bolsas de pesquisas, deu início à retomada de obras paradas em importantes rodovias do país e apresenta na próxima semana o novo Bolsa Família, uma de suas principais promessas de campanha.

Os novos ventos, no entanto, são acompanhados de “velhas novas” marcas da gestão anterior. A mais recente envolve a recriação do Minha Casa, Minha Vida, oficializada nesta semana. O relançamento do programa habitacional – que havia sido batizado por Bolsonaro de Casa Verde Amarela – foi alvo de fake news bolsonaristas – que afirmam que Lula estaria apenas concluindo a entrega de unidades viabilizadas por Bolsonaro.

“Os mentirosos de sempre já estão espalhando que Lula vai entregar casas populares deixadas por Bolsonaro. É mentira! O genocida não só destruiu o Minha Casa Minha Vida como secou o dinheiro que antes ia pro programa. Quem está recriando o programa é Lula”, tratou de esclarecer a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

Apenas de 2022 para 2023, o governo Jair Bolsonaro diminuiu em 95% o total de recursos previstos para o programa habitacional – um recuo de 1,2 bilhão de reais para 82,3 milhões de reais proposta enviada do Orçamento.

Novo Minha Casa, Minha Vida

Nesta semana, Lula lançou a reformulação do programa que foi uma das vitrines de seus primeiros governos. A nova versão prevê o aumento do teto do financiamento, de 96.000 reais para 150.000 reais, a famílias com renda mais baixa, além do retorno da chamada Faixa 1, que passará a contemplar famílias com renda bruta de até 2.640 reais –– antigamente, a renda exigida para essa categoria era de 1.800 reais. A meta do governo é que sejam contratados 2 milhões de imóveis até 2026.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.