Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

As más notícias não param de chegar para Luciano Hang

Em dia ruim, empresário sofre derrota judicial até ‘dentro de casa’

Por Da Redação Atualizado em 25 ago 2022, 11h32 - Publicado em 23 ago 2022, 12h14

O empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, não está vivendo um bom dia. Após ter sido alvo de operação de busca e apreensão pela Polícia Federal, a mando do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por causa de uma suposta pregação antidemocrática, ele acaba de sofrer uma derrota simbólica dentro de Santa Catarina, o seu estado natal.

A Justiça Federal determinou a suspensão de todas as autorizações (federal, estadual e municipal) e barrou a construção de uma unidade da Havan no Centro Histórico de Blumenau a pedido do Ministério Público Federal.

O motivo: o conhecido projeto arquitetônico das lojas, com a famosa réplica da Estátua da Liberdade e o prédio com portentosas colunas gregas na fachada, agride o patrimônio arquitetônico e histórico da região. O fundamento é “salvaguardar o interesse coletivo e o patrimônio histórico e cultural (protegidos constitucionalmente) de Blumenau (o “Stadplatz” – na tradução literal “praça da cidade”), afirma a juíza Rosimar Terezinha Kolm, da 1ª Vara Federal. Segundo ela, documentos constantes do processo demonstram que “à primeira vista, tanto o Iphan quanto a FCC (Fundação Catarinense de Cultura] e o município aprovaram um projeto de construção que não é harmônico com o patrimônio histórico (…), mormente porque situado na região onde Blumenau nasceu”.

Em sua petição, o MPF alegou que a ação pretende proteger bens tombados pelo Iphan, em especial a Igreja Luterana do Espírito Santo, “cuja ambiência está ameaçada (…) pela iminente emissão de alvará de construção pelo município de Blumenau, de projeto de construção de loja da empresa Havan S.A. com perfil arquitetônico incompatível com o entorno da área”.

Continua após a publicidade

A Havan ainda pode recorrer.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.