Após polêmica com EUA, Erika Hilton recebe a maior honraria do Itamaraty
Medalha e título de Grande Oficial da Ordem de Rio Branco foram concedidos à parlamentar, que é uma mulher trans, pelo presidente Lula

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) foi condecorada nesta terça-feira, 27, com a medalha e o título de Grande Oficial da Ordem de Rio Branco, a maior honraria que pode ser concedida pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil.
A condecoração é dada à parlamentar, uma mulher trans, após ela sofrer um caso de transfobia com o governo dos Estados Unidos, que ignorou os documentos oficiais dela, com seu nome atual e gênero retificado, e a identificou com sendo do gênero masculino em novo visto para o país.
Erika chegou a afirmar que a situação caracterizava um conflito diplomático entre EUA e Brasil, já que o governo americano não estava respeitando os documentos oficiais de uma parlamentar eleita. Além disso, ela também acionou a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos contra o país atualmente governado por Donald Trump.
“Agradeço ao presidente Lula por ter me condecorado. É uma honra para mim receber tamanha homenagem e recebê-la ao lado de nomes exemplares da nossa arte, política, cultura e direito. Que jamais nos faltem motivos para homenagear e condecorar aqueles que trabalham em prol da nossa nação e do nosso povo. E que essa medalha que recebi hoje, a primeira recebida por uma pessoa trans, seja exatamente isso: a primeira, de muitas!”, escreveu na rede social X.
🎖️ CONDECORADA
Agradeço ao Presidente @LulaOficial por ter me condecorado com a medalha e o título de Grande Oficial da Ordem de Rio Branco, a maior honraria do Itamaraty.
É uma honra para mim receber tamanha homenagem e recebê-la ao lado de nomes exemplares da nossa arte,… pic.twitter.com/ahibh2fLkU
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) May 27, 2025