PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Após novos apagões em SP, governo federal abre processo contra a Enel

Inquérito anunciado pelo ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) será conduzido pela Aneel e vai apurar 'falhas e transgressões' da concessionária

Por Bruno Caniato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 12h47 - Publicado em 1 abr 2024, 12h21

Na esteira de novos apagões registrados na cidade de São Paulo, o governo federal decidiu, por meio do Ministério de Minas e Energia, instaurar um novo processo administrativo contra a Enel. A informação foi divulgada nas redes sociais na manhã desta segunda-feira, 1º, pelo ministro Alexandre Silveira.

De acordo com o ministro, o objetivo do processo é investigar “falhas e transgressões da concessionária em relação às suas obrigações contratuais”. Em entrevista recente à emissora GloboNews, Silveira afirmou que a Enel ainda não pagou nenhuma das multas aplicadas por problemas no fornecimento de energia desde o ano passado, que totalizam cerca de 300 milhões de reais.

O ofício enviado por Silveira à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) cobra “providências com relação ao histórico de falhas e transgressões” da Enel e ressalta que a concessionária corre risco de “caducidade”, ou seja, de anulação do contrato por motivo de descumprimento das recomendações do governo federal.

Crise prolongada

O processo representa mais um episódio na longa sucessão de problemas no abastecimento de energia elétrica pela Enel nos últimos meses, que afetam principalmente a cidade de São Paulo e municípios da região metropolitana. No documento, o ministério aponta “diversas constatações que denotam baixo desempenho” nos últimos seis meses, como as frequentes interrupções do fornecimento e a demora para solucionar quedas de luz, citando “tempo médio de restabelecimento pior que a média das demais distribuidoras”.

Continua após a publicidade

Em março, bairros do centro da capital paulista ficaram até cinco dias consecutivos sem luz — a queda de energia chegou a obrigar a Santa Casa de Misericórdia, localizada na Vila Buarque, a reagendar alguns atendimentos. Em toda a região central, comerciantes relataram prejuízos e moradores reclamaram da perda de alimentos perecíveis em razão da falta de eletricidade.

Também no mês passado, a Enel foi multada pela Aneel em cerca de 168 milhões de reais pelo apagão decorrente das forte chuvas em novembro de 2023. Além disso, a Justiça de São Paulo condenou a concessionária a indenizar clientes na Grande São Paulo que ficaram até sete dias com o fornecimento de luz interrompido, e a empresa foi alvo de investigações parlamentares na Câmara Municipal de São Paulo e na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) no final do ano passado — no entanto, nenhuma punição grave foi imputada à fornecedora de energia elétrica até o momento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.