Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Após abrir crise no PL e no PSDB, Beto Richa desiste de trocar de partido

Ex-governador, que iria para a legenda de Bolsonaro, segue candidato à prefeitura de Curitiba

Por José Benedito da Silva Atualizado em 9 Maio 2024, 11h20 - Publicado em 14 mar 2024, 22h33

O ex-governador do Paraná Beto Richa anunciou na noite desta quinta-feira, 14, que desistiu de deixar o PSDB e migrar para o PL para disputar a prefeitura de Curitiba pelo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A decisão ocorreu após reunião com a cúpula do PSDB, que não estava disposta a lhe dar a carta de anuência para deixar o partido — sem ela, ele perderia o mandato de deputado federal.

“Uma semana antes, o partido havia dado uma carta de anuência ao deputado Carlos Sampaio, para sair do PSDB sem o risco de perder o mandato. Mas no meu caso foi diferente”, disse.

Richa ressaltou, no entanto, que foi convencido a ficar no partido. “Recebi apelos para permanecer no PSDB. Fui lembrado das batalhas políticas e eleitorais que juntos enfrentamos nas últimas décadas”, afirmou.

Segundo ele, a sua saída poderia prejudicar o PSDB. “Parecia óbvio, para meus amigos da direção do partido, que a minha saída poderia estimular outros filiados a fazer o mesmo. Prevaleceu o peso do compromisso com o PSDB, um partido que mudou o Brasil para muito melhor”, completou.

Continua após a publicidade

Ele deverá disputar a prefeitura de Curitiba, mas pelo PSDB. Richa já foi prefeito da cidade por dois mandatos e também governador do Paraná, sempre pelo PSDB, mas perdeu prestígio político após ter sido preso duas vezes pela Lava-Jato em investigações sobre corrupção.

CRISE NO PL

O anúncio de sua ida para o PL também havia aberto uma crise no partido de Bolsonaro no Paraná, já que havia outros dois pré-candidatos da legenda à prefeitura.

A sua ida havia sido negociada pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Richa confirma que recebeu o convite em encontro com o cacique na quarta-feira.”

“Muito bem recebido na sede do PL, fui convidado a me filiar ao partido. Em seguida, fui gentilmente recebido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro” afirmou. “Não sou político iniciante. Sabia que qualquer passo que eu desse romperia o quadro de inércia que toma conta do panorama regional.E foi isso que fiz”, completou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.