Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Apoiado por Ciro, bolsonarista lidera contra aliado de Lula no Ceará

Pesquisa eleitoral no Crato foi divulgada hoje pelo instituto Paraná Pesquisas

Por Bruno Caniato 30 set 2024, 15h19

A menos de uma semana das eleições municipais, a corrida pela prefeitura do Crato, importante zona agropecuária e industrial do Ceará, é marcada por uma disputa acirrada que envolve algumas das principais forças políticas estaduais e nacionais. Localizada na região metropolitana de Cariri, a cidade fica a cerca de 508 quilômetros de Fortaleza e tem uma população estimada em 138 mil habitantes.

Segundo levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta segunda-feira, 30, a disputa é liderada pelo ex-deputado estadual Aloísio Brasil, conhecido como Doutor Aloísio (União Brasil), com 46,3% das intenções de voto. Ele é seguido pelo atual vice-prefeito do Crato, André Barreto (PT), com 36,1% do eleitorado. No limite da margem de erro de 4 pontos percentuais (pp), a distância entre os dois principais candidatos é de apenas 2,2 pontos.

Na sequência, surge o nome do vereador Lucas Brasil (PSDB), que pontua 5,8% na pesquisa. Votos brancos e nulos totalizam 5,9%, e outros 5,9% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder. Não há possibilidade de segundo turno no Crato, que possui menos de 200 mil eleitores registrados.

Ciro embarca na chapa bolsonarista

Alinhado a setores de direita na política cearense, Aloísio tem entre seus principais cabos eleitorais o deputado estadual Carmelo Neto (PL), aliado próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro, e o ex-deputado federal Roberto Pessoa (União Brasil), atual prefeito de Maracanaú. O grupo bolsonarista do estado indicou José Aldegundes (PL) como seu companheiro de chapa.

Outro nome forte da política estadual que apoia o candidato do União Brasil é o ex-governador Ciro Gomes (PDT) — contrariando o partido, que apoia a candidatura petista, Ciro se reuniu com bolsonaristas e firmou uma aliança para, em suas palavras, combater a “ditadura do PT” no Ceará.

Continua após a publicidade

André Barreto, por sua vez, é a aposta sucessória do atual prefeito, Zé Ailton (PT), que está no segundo mandato consecutivo e não pode disputar a reeleição. Ele é sustentado por uma ampla coligação de partidos de esquerda e centro e tem a candidatura apadrinhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo governador cearense Elmano de Freitas (PT) e pelo ex-governador Camilo Santana (PT), atual ministro da Educação.

Já Lucas Brasil foi eleito vereador pelo PCdoB e é sobrinho do prefeito Zé Ailton, mas rompeu com o tio por divergências políticas, filiou-se ao PSDB disputa em uma chapa “puro-sangue” dos tucanos.

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 640 eleitores em Crato entre os dias 26 e 29 de setembro de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 4,0 pontos percentuais (pp) para mais ou para menos. O número de registro da pesquisa junto à Justiça Eleitoral é CE-03254/2024.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.